As unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estão em clima de Carnaval. Uma programação cultural foi realizada nesta quinta-feira (04) e contou com a presença de integrantes da bateria da Escola de Samba Unidos de Jucutuquara. O evento foi realizado no espaço pedagógico do conjunto de Cariacica com a participação de toda a comunidade socioeducativa.
A preparação das unidades foi feita ao longo desta semana, a partir de atividades integradas, entre adolescentes e servidores, que além de confeccionar os enfeites e painéis, também debateram um pouco sobre a história e a cultura do Carnaval no Brasil. Os espaços ficaram muito coloridos e foram decorados com cartazes e desenhos sobre temas carnavalescos, como máscaras e letras de marchinhas.
Dentre as apresentações culturais realizadas no espaço, está a apresentação da história dos bonecos de Olinda, a história do Carnaval no Brasil e no Espírito Santo, a exposição de fantasias, a história das escolas de samba capixabas, a apresentação de músicas e danças, e apresentações de marchinhas de carnaval.
A Escola de Samba Unidos de Jucutuquara preparou uma apresentação específica para os adolescentes, que também tiveram a oportunidade de participar da bateria. Os socioeducandos também puderam apreciar o show de dança realizado pelo mestre-sala e uma baiana da Escola de Samba Novo Império.
Para o diretor de bateria da Unidos de Jucutuquara, Jorginho Borges, a integração que a bateria conseguiu com a participação dos adolescentes foi espetacular. “Pudemos observar muitos talentos e estamos impressionados com musicalidade desses adolescentes. Viremos participar de momentos como esse sempre que formos convidados”, disse.
As escolas de samba Novo Império, Império de Fátima, Mocidade Unida da Glória (MUG) e a Unidos de Jucutuquara colaboraram com as apresentações realizadas, disponibilizando integrantes para o evento e algumas fantasias para serem expostas durante as apresentações.
A programação foi iniciada com uma conversa com o diretor técnico do Iases, Leandro Piquet, que contou um pouco sobre a história do Carnaval no Brasil. “Ver a cultura tão presente na socioeducação e na jornada pedagógica é muito importante. Falar no sentido histórico sobre esta festa, que é uma das mais conhecidas mundialmente, realça a valorização da cultura no Estado e no País”, afirmou ele.
O evento contou com a presença de adolescentes que representaram a Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), a Unidade Metropolitana de Internação (Unimetro), a Unidade Feminina de Internação (UFI), Unidade de Internação Provisória I (Unip I), Unidade de Internação Provisória II (Unip II), o Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE).
A programação especial também contou com a presença dos defensores públicos da Coordenadoria da Infância e Juventude do Estado, Camila Doria e Alex Pretti. “Estamos muito felizes em observar o valor da interação entre as unidades e ver como um evento deste pode proporcionar momentos tão importantes para a vida do adolescente. Sair da rotina também faz parte do processo de ressocialização e aqui, hoje, pudemos perceber quantos talentos que as unidades socioeducativas possuem, como no teatro, na música e em tantas outras áreas. Ver a colaboração entre os agentes socioeducativos e os adolescentes também nos deixou muitos felizes. Todos se saíram muito bem”, afirmou o defensor Alex Pretti.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases:
Éricka Almeida
Tel.: (27) 3636-5484 / 99932-7739
E-mail: imprensa@iases.es.gov.br