Atendimento Inicial

Após o auto de apreensão ser lavrado, o jovem é encaminhado ao Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase). A Unidade é a responsável por comunicar ao Ministério Público, à Defensoria Pública e ao Poder Judiciário para que seja feita a audiência de apresentação do adolescente.

Enquanto aguarda em local adequado, o jovem recebe alimentação, roupa, produtos de higiene pessoal e passa pelo acolhimento psicossocial do Iases, que irá analisar o seu contexto social para subsidiar a audiência.

Após a realização da mesma, o adolescente segue o rumo definido, respondendo ao processo em liberdade ou sendo direcionado para internação provisória, medidas de meio aberto ou semiliberdade.

No ato de responder em liberdade, enquanto aguarda a segunda audiência, o jovem recebe suporte da equipe do Ciase, que faz o encaminhamento formal ao seu município de origem, visando atender algumas de suas necessidades, como tratamento para usuário de drogas, atendimentos de saúde, escolarização, entre outros.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard