Atendimento Inicial

Após o auto de apreensão ser lavrado, o jovem é encaminhado ao Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase). A unidade é a responsável por comunicar ao Ministério Público, à Defensoria Pública e ao Poder Judiciário para que seja feita a audiência de apresentação do adolescente.

Enquanto aguarda em local adequado, o jovem recebe alimentação, roupa, produtos de higiene pessoal e passa pelo acolhimento psicossocial do Iases, que irá analisar o seu contexto social para subsidiar a audiência.

Após a realização da mesma, o adolescente segue o rumo definido, respondendo ao processo em liberdade ou sendo direcionado para internação provisória, medidas de Meio Aberto ou Semiliberdade.

No ato de responder em liberdade, enquanto aguarda a segunda audiência, o jovem recebe suporte da equipe do Ciase, que faz os encaminhamentos formal ao seu município de origem, visando atender algumas das suas necessidades, como tratamento para usuário de drogas, atendimentos de saúde, escolarização, entre outros.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard