30/11/2015 15h39 - Atualizado em 01/07/2016 13h05

Unidades do Iases comemoram Dia da Consciência Negra

Com o objetivo de celebrar o Dia da Consciência Negra, as unidades de internação do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) promoveram durante o mês de novembro uma série de atividades a fim de relembrar a importância da cultura afro no Brasil.

Na Unidade de Internação da Regional Norte (Unis Norte), os adolescentes trabalharam o tema em sala de aula, onde puderam aprender um pouco mais sobre a história e elementos da cultura afrodescendente. O evento em comemoração a data contou com uma apresentação musical do grupo evangélico “Família Falcão”, formado por integrantes da Igreja Adventista de Sétimo Dia, e uma apresentação do grupo “100% Capoeira”.

Para o adolescente C.L.A., de 17 anos, a data é muito importante e deve ser lembrada. “Gostei muito de poder aprender um pouco mais da história e de participar das atividades. Nunca tinha jogado capoeira antes, achei muito legal”, disse.

No Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), os socioeducandos desenvolveram artesanatos com pintura em telha e ainda assistiram ao documentário “Cor da Pele”, que possibilitou a discussão de temas importantes, como o preconceito racial.

Já na Unidade de Internação da Regional Sul (Unis Sul) localizada em Cachoeiro de Itapemirim, os adolescentes participaram do projeto “Educação não tem cor”. Desenvolvido por professores da Secretaria da Educação (Sedu), o projeto lembrou a importância da data através da exaltação da cultura e história do povo negro.

Na Unidade de Internação Provisória da Regional Sul (Unip Sul), foi realizado o projeto “O Amor não tem Cor” que trabalhou com os adolescentes temas como a valorização da cultura negra e o preconceito racial. Além disso, os socioeducandos ainda participaram de uma oficina de capoeira e de uma palestra sobre a importância da data, ministrada por Joana Darck Caetano, secretaria de cultura de Cachoeiro de Itapemirim. O projeto se encerrou com uma confraternização, onde socioeducandos e funcionários partilharam comidas típicas de origem africana.



De acordo com a pedagoga Thamires da Vitória, “eventos como esse são importantes porque contribuem para a aquisição de conhecimento, além de promover a cidadania dos adolescentes”, disse.



O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil no dia 20 de novembro. A data, que tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira, foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual ele morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil em 1695.

Informações à Imprensa:
Éricka Almeida
Tel: (27)3636.5484/ 9932.7739
imprensa@iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard