As socioeducandas que cumprem medida socioeducativa na Unidade Feminina de Internação (Ufi) estão participando, durante o mês de setembro, de uma oficina de artesanato com EVA, que tem como objetivo promover o desenvolvimento de habilidades em atividades manuais.
Durante as aulas, que são ministradas pela agente socioeducativa, Marise do Sacramento, as adolescentes aprendem técnicas para elaborar materiais decorados com EVA. Entre a peças já confeccionadas destacam-se cadernos, agendas e livros de receitas.
De acordo com Marise, a oficina é um espaço para deixar a imaginação fluir. “As meninas estão gostando bastante. Logo no início algumas reclamaram que não levavam muito jeito, mas com o passar das aulas elas estão ficando mais a vontade com os materiais, desenvolvendo a imaginação e as habilidades motoras necessárias para a produção dos artesanatos. Para a fabricação das peças nós estamos utilizando, além do EVA, materiais como papel cartão, glitter e cola quente”, disse.
Para a adolescente J.R.J, de 17 anos, a oficina está sendo muito interessante e proveitosa. “A oficina está muito legal, estou aprendendo muitas coisas. Terminei de fazer um caderno, agora vou confeccionar uma bolsa”.
“No início achava que não ia ter muito jeito, nunca tinha feito trabalhos manuais. Mas, com o passar das aulas aprendi a gostar da técnica e isso despertou em mim a vontade de aprender mais”, disse M.S.S, de 18 anos.
As peças estão sendo expostas no Fórum Nacional de Dirigentes de Entidades Executoras da Politica de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad), que está acontecendo nesta quinta (24) e sexta-feira (25), no auditório da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), localizado em Vitória.
A oficina é uma iniciativa da equipe pedagógica da Unidade. Todas as adolescentes da UFI estão participando da atividade.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Éricka Almeida
Tel: (27)3636.5484/ 9932.7739
imprensa@iases.es.gov.br
Texto: Rhaissa Afonso