Dedicação e talento são as principais características que destacam uma das adolescentes da Unidade Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), que está sendo capacitada para atuar como oficineira e, assim, ser mais uma multiplicadora de saberes junto às outras socioeducandas.
A adolescente já foi aluna da oficina de biscuits e agora está sendo capacitada para auxiliar a socioeducadora Fabiana da Silva Teixeira, que ficou muito feliz em ver que o trabalho desenvolvido junto às adolescentes tem revelado talentos e expectativas para a construção de um projeto de vida novo, que visa confiança na busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.
“O interesse da socioeducanda pela oficina de biscuit foi observado pela equipe pedagógica da Unidade. Ela apresenta muita vontade em aprender, tem desenvoltura e habilidades motoras para desenvolver a técnica e para ensinar, e, além disso, também tem muita criatividade que possibilita a produção de belas peças de biscuits”, disse a subgerente pedagógica Mirtes Basílio.
A adolescente frequenta a escolarização no período vespertino e pela manhã, se dedica à oficina. “Descobri que tenho talento e que essa habilidade vai gerar uma boa renda no futuro. É muito boa a ideia de poder ganhar dinheiro fazendo o que gosto, toda profissão deveria ser assim. Fazendo biscuit e vendendo posso levar uma vida tranquila e o meu dinheiro vai ser fruto do que eu produzir. Espero receber várias encomendas para lembrancinhas de aniversário e casamento”, disse a adolescente.
Para a equipe pedagógica da Unidade, a história da socioeducanda é um exemplo de talento e perseverança para toda a comunidade socioeducativa. “O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) prevê o desenvolvimento de atividades de geração de renda durante o atendimento socioeducativo, que venha a ampliar competências, habilidades básicas, específicas e de gestão, gerando renda para os adolescentes. E a UFI vem trabalhando nesse sentido, em ações que têm como objetivo motivar, conscientizar e desenvolver o interesse da socioeducanda pela escolha profissional”, disse a subgerente pedagógica Mirtes Basilio.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592