25/02/2011 15h03 - Atualizado em 01/07/2016 09h40

Socioeducadores do Iases participam de palestra sobre “Relato de Vida” com ex-detento do Rio de Janeiro

Socioeducadores do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) participaram nesta sexta-feira (25), de uma palestra com o tema “Relato de Vida”, ministrada pelo convidado Adilson Dias, ex-detento do sistema penitenciário do Rio de Janeiro, integrante do Projeto Grão. Ele encontrou na arte, oportunidades para a construção de um novo projeto de vida após uma infância e adolescência de abandono e criminalidade.

Adilson que hoje é ator no Rio de Janeiro, integrante de uma companhia de teatro que ministra aulas e cursos para jovens atores no bairro Cidade de Deus, contou sua história de vida com o objetivo de sensibilizar os socioeducadores sobre a importância do trabalho de cada um deles na vida de um adolescente em conflito com a lei.

“Tenho uma história de vida semelhante a de muitos adolescentes que vocês conhecem. Mas eu encontrei na arte, no teatro, uma ferramenta para me tornar um socioeducador. E vocês que trabalham nesta área têm que encontrar habilidades para se tornarem uma referência para estes adolescentes. Falar a mesma linguagem deles, mas de uma forma educativa. Escutá-los e dialogar sobre educação. É desta forma que se trabalha a socioeducação”, disse Adilson, que desde os 12 anos passou a viver na rua, nunca teve referência de pai, cometeu assaltos à mão armada e chefiou o tráfico em bairros do Rio de Janeiro.

A palestra de Adilson foi realizada para funcionários em duas Unidades do Iases. Pela manhã a palestra foi ministrada para professores, equipe técnica e administrativa da nova Unidade de Internação Metropolitana, localizada em Vila Velha, que está sendo ocupada gradativamente

Durante a tarde, a palestra foi ministrada no Espaço Pedagógico do Iases, em Cariacica-Sede, para uma platéia que lotou o auditório do local. Além de agentes socioeducativos, equipe técnica e educadores, também estavam a diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, o diretor técnico Antônio Haddad Tápias, gerentes e subgerentes de unidades.

A diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, agradeceu o testemunho do convidado e explicou que este momento tinha um significado muito importante para o trabalho de todos os atores envolvidos no atendimento socioeducativo.

“Só tenho a agradecer sua generosidade em partilhar conosco a sua história. Sua fala nos traz uma mensagem de como todos nós temos um papel ‘decisivo’ na vida dos adolescentes e jovens que atendemos diariamente no trabalho. Pois somos espelhos pelas nossas atitudes, pela nossa postura e temos que trabalhar a socioeducação pela arte, pela religião, pelo esporte, pelo exemplo, e oferecer oportunidades para eles construírem novos projetos de vida. O que você conseguiu nos proporcionar com esta mensagem são lembranças de superação que todos nós enfrentamos. Nós e os adolescentes também. Você conseguiu resignificar a sua história através da arte, mas este não é o único caminho, todos nós temos histórias para resignificar para si mesmo e para o nosso entorno”, disse Silvana.

A ação de formação e sensibilização foi coordenada pela gerente pedagógica, Anna Cristina Omati, e contou com o apoio das gerencias das Unidades.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard