22/06/2016 12h33 - Atualizado em 04/07/2016 14h46

Servidores do Iases recebem capacitação

Servidores aprovados no processo seletivo realizado pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) em 2015 acabam de finalizar suas capacitações para começarem a ser direcionados para as unidades que irão trabalhar. Ao todo, 92 profissionais iniciaram os cursos.

As formações foram encabeçadas pelos seguintes setores do Iases: Gerência Técnica; Subgerência de Formação e Pesquisa; Gerência Socioeducativa; Gerência de Segurança e Proteção à Pessoa; e Comissão Especial de Acompanhamento Estratégico de Projetos.
Além disso, o Instituto contou com parceiros institucionais para os cursos, como a Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes), através da pró-reitoria de Extensão; a Defensoria Pública, com a coordenadoria da Infância e Juventude; o Ministério Público Estadual; e a 3ª Vara da Infância e Juventude.
A base estudada levou em consideração conhecimentos teóricos e práticos, fundamentados no Estatuto da Criança e do Adolescente; no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase); e nas diretrizes internas do Instituto, contidas no Projeto Político Pedagógico e nos novos Programas de Internação.
Além da legislação que rege o sistema socioeducativo, outros temas foram abordados nos estudos, como diversidade sexual, o papel do socioeducador, primeiros socorros, combate a incêndio, entre outros.

“Para este ano, ainda estão previstas algumas formações, como a segunda etapa da formação continuada nas regionais Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, e Norte, em Linhares; além da formação sobre Plano Individual de Atendimento e Estudo de Caso”, contou Vinnicius Ventura, da Subgerência de Formação e Pesquisa.
Semiliberdade
Servidores que já estão em atividade também passaram por formações específicas este mês. Com carga horária de 40 horas, profissionais que atuam no setor de Semiliberdade puderam adquirir atualizações importantes para a carreira.

“Estou participando todos os dias e posso ver a importância que os servidores dão às formações. Qualificar nosso trabalho é algo que não depende só de nós, por isso, vejo o empenho e apoio que o Iases nos dá”, avaliou a subegerente da Semiliberdade, Mayra Barcelos.
Os principais pontos da capacitação foram Socioeducação em medida de semiliberdade; Programa Institucional da Semiliberdade; Educação social: a responsabilidade e o exemplo; Autonomia, limite, protagonismo, respeito e autoridade moral; Segurança em semiliberdade; Intervenção, Comissão de Avaliação Disciplinar (CAD), relatórios e gestão de vagas; Teatro do oprimido e psicodrama; e Práticas restaurativas e mediação de conflito.

A oportunidade foi comemorada entre os servidores: “A formação continuada tem muito valor aos prestadores de serviço do sistema socioeducativo, porque nos atualiza e nos capacita, dando ferramentas para nossas ações do dia a dia”, contou o agente socioeducativo, Giuliano Nascimento.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Marina Frossard
Tel: (27)3636.5484
marina.frossard@iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard