28/11/2011 12h42 - Atualizado em 01/07/2016 10h26

Seminário debate práticas restaurativas no âmbito escolar e das medidas socioeducativas

Servidores do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) participam nesta segunda-feira (28) e terça-feira (29), do III Seminário do Projeto “Adolescência Sem Grades” sobre o tema “Práticas restaurativas no âmbito escolar e das medidas socioeducativas”.

A discussão reúne aproximadamente 200 participantes dentre eles socioeducadores do Iases, juízes, promotores, defensores públicos, servidores de secretarias e órgãos municipais e estaduais, organizações não governamentais, associações públicas e privadas, conselhos municipais e estaduais, rede empresarial e demais interessados no tema.

O seminário, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Social e Educacional (Inbradese), com apoio do Iases e da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), foi aberto na manhã desta segunda-feira (28), no Centro de Educação Ambiental da ArcelorMittal Tubarão, em Jardim Limoeiro, na Serra. Estiveram reunidas autoridades como a diretora presidente do Iases, Silvana Gallina; a juíza da Infância e Juventude da Serra, Janete Pantaleão; o promotor de Justiça, Jefferson Valente Muniz; o deputado estadual Josias da Vitória; a secretária de Educação da Serra, Marcia Lamas; o diretor de comunicação e imagem e responsabilidade social da ArcelorMittal Tubarão, Sidemberg Rodrigues; além do diretor executivo da Acadis, Gerardo Mondragon e a coordenadora do Inbradese, Tatiane Melo.

A abertura também contou com a apresentação cultural dos adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) do Iases, localizado em Tucum, Cariacica, que apresentam o hino nacional brasileiro em ritmo de congo.



O evento tem como objetivo a formação dos operadores de justiça e a sensibilização da rede educacional, socioeducativa e de políticas públicas na criação de alternativas para a privação de liberdade, além da promoção de um espaço de informação, formação, discussão, esclarecimento, sensibilização e integração entre instituições, sociedade civil e outros atores acerca do tema.

Na abertura do evento, a diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, destacou a importância do debate sobre Justiça Restaurativa para a prevenção e a redução da violência juvenil. “Nós temos que nos orgulhar por sediar este evento e este projeto reconhecido internacionalmente. O debate sobre Justiça Restaurativa é inovador e necessita da mobilização dos pares aqui representados para um trabalho com perspectivas de inclusão. Acreditamos que com as discussões deste seminário, com as ações e com a união da rede, possamos alcançar bons resultados junto às ações voltadas para a juventude na escola, por exemplo, pois acreditamos que as ações preventivas podem impactar na redução da violência”, disse.

Programação

Para os dois dias de evento serão realizados workshops e palestras ministradas e coordenadas por convidados especialistas. Dentre eles estão palestras sobre “Valores universais e inteligência ética”, ministrada pela consultora em Cultura de Paz da Unesco, Regina Migliori; sobre “Justiça Restaurativa: uma justiça fundada em valores”, com a bacharel em Ciências Jurídicas e especialista em Direito da Criança e do Adolescente, Lilian Paula Franzmann e sobre “Mediação de Conflitos na ótica do Modelo Pedagógico Contextualizado”, ministrada pelo autor do programa de atendimento socioeducativo Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), Gerardo Mondragón.

Já os workshops estão sendo iniciados na tarde desta segunda-feira (28) e contam com a participação da juíza de Direito do Rio de Janeiro e coordenadora do Projeto Grão, Thelma Fraga, que coordenará um workshop com o tema “A batalha do passinho do menor: uso da arte como processo restaurativo”. O professor e promotor de Justiça de São Paulo, Antonio Carlos Ozório Nunes, coordenará um grupo de trabalho sobre “Justiça Restaurativa nas escolas: trabalhando valores humanos e sociomorais” e a doutoranda em Psicologia Social e coordenadora de pesquisas em instituições acadêmicas e privadas do Rio de Janeiro, Celia Passos, trabalhará o tema “Processos Circulares: um antigo e renovado modo de conversar”.

Além dos palestrantes, também está prevista a apresentação de uma peça dos adolescentes do CSE em que os jovens atores encenam histórias que demonstram a importância do trabalho dos profissionais como educadores, psicólogos, pedagogos, dentre outros, que trabalham nas Unidades.

A realização do Seminário conta com o patrocínio da ArcelorMittal Tubarão, com as parcerias institucionais do Iases, da Acadis, do Escritório Internacional Católico da Infância (Bice) e apoio da Gráfica Grafitusa e do Estúdio Zota.

29/11/2011
- 8h30min: Abertura e Workshops
- 11h30min: Coffe break
- 12 horas: Exposição Workshops
- 13h30min: Almoço
- 14h30min: Exposição Workshops
- 16 horas: Mediação de Conflitos na ótica do Modelo Pedagógico Contextualizado – Palestrante: Gerardo Mondragon
- 16h30min: Apresentação cultural dos adolescentes do Centro Socioeducativo do Iases
- 17 horas: Encerramento

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
(27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 3636.5453 / 9633.3592
comunicacao@iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard