18/07/2008 16h19 - Atualizado em 30/06/2016 16h08

Seminário debate implementação do Sinase e medidas socioeducativas em meio aberto

O último dia do Seminário Estadual para Implementação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), promovido pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), foi marcado com debates sobre os avanços e desafios do Sinase e das medidas em meio aberto.

Na manhã desta sexta-feira (18), no painel III: ‘Implementação das Medidas em Meio Aberto (Experiência de São Paulo), foi discutido o papel do Poder Executivo, do Ministério Público e do Juiz na implementação e na aplicação das medidas socioeducativas em meio aberto.

O assessor da Fundação Casa de São Paulo, Adilson Fernandes de Souza, apresentou os trabalhos e as experiências que estão sendo aplicadas no Estado paulista.

Também participaram do debate, representando o Ministério Público do Espírito Santo, a promotora Daniela Leão de Almeida, que atua na Promotoria da Infância e Juventude de Cariacica, e o representante do Judiciário, juiz Paulo Roberto Luppi, titular da Vara da Infância e Juventude de Vitória.

Para abrir a programação da tarde, os meninos do Grupo de Música Cantando a Vida, da Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis), animaram a platéia com muita música. Ao final da apresentação eles foram aplaudidos de pé pelos presentes.

As meninas da Unidade de Internação Feminina (Ufi), que no primeiro dia de seminário, nesta quinta (17), apresentaram a peça ‘Drª Famosona’, foram convidadas para assistir a apresentação dos meninos da Unis, no auditório do Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, em Serra, onde foi realizado o seminário.

Durante a tarde, a última palestra do seminário tratou da ‘Implementação do Sinase, das atribuições e competências dos Conselhos de Direitos e Tutelares’.

O palestrante convidado para o encerramento do seminário, ao lado da presidente do Iases, Silvana Gallina, foi José Fernando da Silva, assessor do Fórum Nacional DCA para o Sinase e o Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito da Criança e Adolescência à Convivência Familiar e Comunitária de Pernambuco.

Para o seminário, o Iases reproduziu exemplares do Sinase que foram entregues aos participantes.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard