25/08/2009 14h15 - Atualizado em 30/06/2016 16h27

Representantes do Iases participam de banca examinadora e aprovam trabalhos de adolescentes do CSE

Representantes do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) participaram, na manhã desta terça-feira (25), da banca examinadora que avaliou os trabalhos acadêmicos intitulados “Projeto de Vida”, desenvolvidos por três adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE).

Os meninos relataram a experiência de vida deles desde a chegada no CSE e descreveram expectativas de futuro. Os temas abordados emocionaram funcionários e familiares, que foram convidados para prestigiar a apresentação dos alunos.

A banca examinadora foi composta pelo gerente da Unidade de Internação Provisória (Unip) do Iases, Rodrigo Trindade, pela chefe do Núcleo de Abordagem Familiar e Comunitária do Iases, Maria das Graças Ferreira, e socioeducadores e gerentes do CSE. Também estavam presentes no evento, outros representantes do Iases que compõem a Comissão de Monitoramento e Avaliação.

De acordo com a supervisora técnica do Iases, Sanilda Faustino, que compõe a Comissão, a apresentação dos meninos foi aprovada por todos os presentes. "As apresentações dos trabalhos foram muito boas e demonstraram que realmente está havendo uma mudança no projeto de vida destes adolescentes", disse.

O texto dos trabalhos foi desenvolvido em forma de monografia, seguindo padrões utilizados nas faculdades como, por exemplo, a aplicação das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Cada adolescente também teve a orientação de um socioeducador para elaboração dos trabalhos e as apresentações seguiram normas de trabalhos acadêmicos.

Os trabalhos foram desenvolvidos com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e às suas famílias, por meio de processos pedagógicos, sócio-terapeuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam a movimentação dos meninos no processo socioeducativo e também em todo entorno social, para que assim possam construir projetos de vida e serem protagonistas de suas próprias histórias como cidadãos.

O MPC é um projeto de atendimento socioeducativo desenvolvido por Gerardo Mondragón, diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), que conduziu a apresentação dos trabalhos. A organização realiza a gestão do Centro através de um contrato firmado com o Iases.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Mariana Anselmo
Tels. (27) 3233.5403 / 99327.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard