03/12/2008 10h10 - Atualizado em 30/06/2016 16h12

Recursos do Fia são utilizados em projeto social que desenvolve atividades culturais, criação de biblioteca e cinefórum

Os recursos arrecadados pelo Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA/ES), uma campanha do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Criad) e da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), tem ajudado muitas instituições a proporcionar mais educação, conforto e qualidade de vida para muitas crianças e adolescentes do Estado.

O FIA tem o objetivo de financiar programas, projetos e ações voltados para a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente,, contribuindo para as políticas sociais voltadas para a infância e adolescência.

A campanha do FIA/ES 2008 foi lançada no dia 16 de dezembro, mas desde 2004, o Criad vem realizando um trabalho de sensibilização junto às grandes empresas capixabas e aos seus parceiros, informando como cada um pode contribuir com doações ou destinar parte de seu Imposto de Renda devido ao Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA/ES).

Um dos projetos que surgiu em 2005 e utiliza recursos do FIA/ES é o Projeto Mobilidade, desenvolvido pela Fundação Fé e Alegria do Brasil, em Nova Esperança, em Cariacica.

O projeto consistia na aquisição de uma Kombi para auxiliar no transporte de alimentos e das 450 crianças e adolescentes, entre dois e 16 anos, que fazem parte de Programas de Atendimento Socioeducativo como oficinas de teatro, grupos de flauta e danças, artes plásticas e outras atividades de incentivo à leitura, e Projeto de Educação Infantil como escolarização formal, desenvolvidos pela Fundação Fé e Alegria do Brasil.

Foi utilizada a verba de R$ 30.000,00 do FIA/ES para a compra do veículo. Para o Coordenador da Fundação no Estado, Vilmar Burzlaff, os recursos do FIA/ES para o desenvolvimento deste projeto chegou um ótimo momento.

“Precisávamos de um meio de transporte para essas crianças e adolescentes. Temos muitas crianças e adolescentes talentosos nas oficinas e com o transporte podemos incentivá-los a se apresentar em outras localidades do Estado”, disse.

Vilmar também disse que os alimentos oferecidos às crianças e adolescentes atendidos pelo projeto são fornecidos pela Secretaria de Agricultura de Cariacica e com o automóvel fica ainda mais fácil de transportá-los.

“A Secretaria de Agricultura de Cariacica nos fornece legumes, verduras e frutas. A aquisição da Kombi veio em ótima hora, pois atendeu a necessidade que tínhamos de buscar esses alimentos doados para a Fundação”, disse.

Em novembro deste ano, foi disponibilizado pelo FIA/ES a quantia de R$ 17.500,00 para mais um projeto da Fundação Fé e Alegria.

O Projeto “Biblioteca Ativa” tem o objetivo de fortalecer as atividades de uma biblioteca, situada em Nova Esperança, em Cariacica. A previsão do início das atividades é ainda neste mês.

O recurso do FIA/ES será utilizado para ampliar o acervo de livros e revistas, na compra de equipamentos, como bebedouro, computador e projetor de imagens.

Segundo o coordenador da Fundação Fé e Alegria, Vilmar Burzlaff, a biblioteca estará aberta a toda a comunidade e contará com uma novidade: o Cinefórum, que consiste na exibição de filmes e logo após serão feitos debates sobre o filme exibido.

“Estamos treinando oito pessoas da comunidade, todas voluntárias, para atuar na biblioteca. Ainda temos na equipe duas jovens da Alemanha, que estão participando de um programa de serviços comunitários aqui no Brasil”, disse o coordenador.


Como fazer doações para o FIA:

As doações para o FIA podem ser feitas até o dia 30 de dezembro e o valor pode ser depositado em dinheiro ou deduzido do Imposto de Renda.

Pessoas Jurídicas: Todas as empresas tributárias pelo lucro real podem fazer doações, deduzindo a parcela do imposto a pagar. Essa dedução é limitada a 1% do Imposto de Renda Devido (no mês, trimestre ou ano).

As empresas localizadas em Zonas de Processamento de Exportações,
inscritas no Cadin, optantes pelo Simples, lucro presumido ou sujeitas ao lucro
arbitrado, podem doar, mas não podem deduzir do Imposto de Renda.

Contadores: Se você é contador, também pode participar, incentivando seus clientes a destinar 6% do Imposto de Renda Devido (pessoa física) e 1% do Imposto de Renda Devido (Pessoa jurídica/escritórios).

Pessoa Física: Você pode contribuir diretamente para o FIA ou destinando até 6% do Imposto de Renda Devido. Para doar através do Imposto de Renda, é preciso que a declaração seja feita no formulário completo e que a destinação seja feita no ano-base da declaração, ou seja, até o dia 31 de dezembro de cada ano. A dedução dos valores destinados ao FIA não prejudica outras deduções, como aquelas relativas a dependentes, saúde, educação e pensão alimentícia.

Como fazer as doações em dinheiro:

Para contribuir, é só depositar o valor que deseja na conta do FIA.

Banco do Brasil/ Conta: 72563-3/ Agência: 3665-X

Banestes/ Conta: 8.623.118 / Agência: 104

Posteriormente, é só enviar cópia do recibo do depósito, contendo razão social
ou nome do contribuinte (CNPJ ou CPF, endereço, nº de telefone) para o
Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CRIAD – que
emitirá um recibo para comprovação junto à Receita Federal.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Aline Pagotto
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard