O gosto pela música e a oportunidade de uma capacitação profissional têm levado muitos adolescentes das unidades do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), a participar do Projeto de música ‘Cantando a Vida’. Atualmente, 11 grupos de samba formados por meninos da Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis) e Unidade Feminina de Internação (UFI), integram o Projeto.
Na Unis estão formados nove grupos que reúnem por aula cinco adolescentes. O professor de música Alberto Freitas Pinto, o Betinho Capoeira, disse que as primeiras turmas foram iniciadas há um ano e recentemente, um dos adolescentes está se destacando, pois aprendeu neste tempo a tocar cavaquinho e ler partituras musicais.
“Na primeira aula ele não sabia nada sobre música e aprendeu a tocar e a ler partituras em seis meses de curso. Agora participa das aulas auxiliando e incentivando os outros meninos que estão começando. O Projeto tem incentivado muito os meninos, temos dois ex-socioeducandos que conheceram a música dentro da Unidade e estão inscritos no curso de Teoria Musical e Harmonia Musical da Faculdade de Música”, disse o professor Alberto.
Além de tocar cavaquinho e instrumentos de percussão, alguns adolescentes que integram o projeto também compõem letras de música. Alguns deles participaram de um projeto desenvolvido em parceria com a ArcelorMittal Tubarão que oportunizou a gravação de um CD profissional em estúdio. As músicas que integram o CD foram todas escritas e interpretadas pelos adolescentes. O lançamento do CD está previsto para acontecer neste primeiro semestre de 2009.
As meninas da UFI também participam do Projeto Cantando a Vida com dois grupos de samba. Os ensaios femininos acontecem todas as segundas-feiras. O professor Alberto disse que as meninas também tocam instrumentos de percussão, mas se destacam dos meninos no canto.
“Os meninos têm mais interesse em aprender a tocar instrumentos, já as meninas têm um potencial de canto melhor que os meninos. Elas gostam muito de cantar em duplas ou grupos. Elas também gostam de compor e escrevem muitas coisas sobre os sentimentos”, disse o professor.
O primeiro grupo do ‘Projeto Cantando a Vida’ foi formado em 2007 com o início da Oficina. Durante o ano de 2008, adolescentes da Unis foram convidados para se apresentar em seminários promovidos pelo Iases e até na abertura de uma audiência pública que aconteceu na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br