08/11/2013 10h12 - Atualizado em 01/07/2016 11h25

Progressão de Fase para 12 adolescentes da Unis

Integração, presença das famílias e confraternização marcaram a Cerimônia de Progressão de Fase de 12 adolescentes em processo de ressocialização da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Cariacica, realizada nesta quinta-feira (07). O momento envolveu os jovens em apresentações musicais, atividades pedagógicas e mensagens de incentivo e boas-vindas aos que conquistaram o direito de avançar de nível.

De acordo com o gerente da Unis, Marconi Lessa, 10 meninos passaram da fase Inicial para a Intermediária e dois seguiram da Intermediária para a Conclusiva. “Trata-se de um momento importante para todos, mas especialmente para o adolescente, por que é a partir daí que ele começa a entender o programa da Unidade, as regras, os desafios, ao mesmo tempo em que comemora suas conquistas, superação e torna-se apto a aceitar novos desafios no ambiente em que ele está inserido”, comentou.

Internado há cinco meses, “S.H”, de 16 anos, se autoavaliou e explicou os motivos que, para ele, o ajudaram a seguir para a fase Intermediária. “Quando eu cheguei aqui só pensava em sair e voltar para aquela vida que eu tinha, a do crime. Só que fui sendo orientado por uma psicóloga e eu mesmo coloquei na cabeça que quero sair daqui e fazer diferente. Sair pra trabalhar”.

Durante a cerimônia, socioeducandos e familiares ouviram músicas cantadas pelas meninas do Coral Gentileza da Unidade Feminina de Internação (UFI) e a apresentação de um grupo de pagode. No palco do auditório, os adolescentes também deram depoimentos sobre mudança de comportamento, coleguismo, e novas filosofias de vida. Por fim, todos os presentes ainda participaram de um café da tarde.

“Nessa hora temos que nos orgulhar dos nossos filhos, sobrinhos. Mas é fundamental considerar o trabalho dos funcionários que trabalham aqui e estão preparados para fazer o atendimento aos meninos que chegam. A presença da família e principalmente a vontade própria dos adolescentes são, igualmente, fatores fundamentais na mudança deles. Todo esse conjunto faz com que o jovem entenda que na vida há limites, etapas a serem vencidas e que o progresso se dá pelo comprometimento”, comentou a tia de “L.P”, de 16 anos, que passou da etapa Inicial para a Intermediária.

“A reinserção deles é um grande desafio, mas todos que temos parentes aqui temos que acreditar que é possível haver mudança. O “L” ainda não sabe em que exatamente quer trabalhar, mas já diz que pretende estudar e fazer cursos técnicos”, complementou.

A Progressão de Fases é o momento em que o socioeducando avança de estágio dentro da Unidade após cumprir a proposta pedagógica voltada para o nível em que se encontra. Na Unis as passagens são da Fase Inicial para a Intermediária, da Intermediária para a Intermediária Avançada, e desta para a Conclusiva - última etapa do processo antes do interno receber alvará e voltar ao convívio social.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Max Torezani
Tel: (27)3636.5484/9932.7739
E-mail: max.torezani@gmail.com
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard