O ‘Programa de Atenção à Saúde de Jovens e Adolescentes em Conflito com a Lei do Estado do Espírito Santo’, desenvolvido pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), por meio do Instituto Solidário, foi selecionado para ser apresentado durante o II Congresso Consad de Gestão Pública, que será realizado de 06 a 08 de maio, em Brasília.
O projeto será apresentado pela assistente social do Iases e chefe do Núcleo-Sócio Terapêutico, Juliana Conceição Fagundes, e tem como objetivo mostrar resultados alcançados pela equipe de Saúde do Iases, bem como os impactos do modelo de gestão de parceria na qualidade do atendimento em saúde dos adolescentes em conflito com a lei que se encontram nas unidades administradas pelo Iases.
Segundo informações de Juliana, que é autora do programa, até 2006 o atendimento aos adolescentes era realizado na rede SUS (Sistema Único de Saúde) e, às vezes, ficava comprometido por dificuldades como demora no atendimento, insuficiência de especialidades ou riscos e insegurança no transporte dos adolescentes.
A partir da nova política de gestão implementada no Estado, o Iases, por meio da Sesa, contratualizou resultados com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Instituto Solidário para a execução desse atendimento.
“Vamos apresentar números e resultados alcançados, e ainda, mostrar que nosso trabalho visa não só à excelência no atendimento médico, mas também damos ênfase às atividades de promoção e prevenção”, disse Juliana.
O ‘Programa de Atenção à Saúde de Jovens e Adolescentes em Conflito com a Lei do Estado do Espírito Santo’ vai ser apresentado no painel ‘Gestão em Segurança Pública’. Outros 21 projetos capixabas foram selecionados para apresentação no Congresso, realizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e pelo Conselho Nacional de Secretários da Administração (Consad).
Ambulatório de saúde do Iases
A nova estrutura do ambulatório de saúde do Iases, localizado no espaço físico da Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis), foi inaugurada em 2008.
A equipe de saúde é formada por clínicos-gerais, psiquiatra, psicólogo, assistente social, dentistas, assistentes de odontologia, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais e coordenador de projetos de saúde.
O deslocamento dos socioeducandos para a realização de atendimento médico externo só é realizado em casos graves. No ano passado, foram feitos 25.406 atendimentos de saúde em especialidades médicas e internações.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br