Aliar a capacitação profissional ao exercício da cidadania. É desta forma que os adolescentes da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), alunos da oficina de fotografia, estão auxiliando as ações de cidadania que visam à retirada ou regularização de documentos civis, necessários para o ingresso no mercado de trabalho.
Coordenada pela socioeducadora Alcioneia Santiago Simplício Neves, a oficina de fotografia articulou uma ação junto ao Núcleo de Abordagem Familiar e Comunitária do Iases, para que os alunos realizem o registro fotográfico no formato 3x4 dos socioeducandos e, assim, aprendam e pratiquem as técnicas das aulas.
De acordo com a psicóloga do Núcleo de Abordagem Familiar e Comunitária do Iases, Ana Paula Dettman, a ação iniciada na Unis tem a perspectiva de ser realizada também em outras unidades do Instituto.
As ações de cidadania estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), para que os adolescentes tenham a garantia dos documentos necessários ao exercício da cidadania, além de oportunizarem o ingresso no mercado de trabalho.
Nesta diretriz, o Núcleo de Abordagem Familiar e Comunitária vem trabalhando no sentido de buscar parcerias com órgãos públicos para providenciar a documentação civil dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa nas unidades do Iases, tais como Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria de Segurança Pública, Juntas Militares, Cartório de Registro Civil de Nascimento, dentre outros.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636-5451 / 3636.5484 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br