A juíza auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Cristiane de Faria Cordeiro, está percorrendo as unidades de aplicação de medidas socioeducativas para menores em conflito com a lei no Espírito Santo e já constata que, nos dois últimos anos, houve “significativos avanços” em relação à visita anterior.
Na tarde desta segunda-feira (10), a magistrada visitou as instalações da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Cariacica, e na tarde desta terça-feira (11) está em Linhares inspecionando as instalações da cidade. A vista desta quarta-feira (12) à unidade de Cachoeiro de Itapemirim foi cancelada. Pela manhã, às 10 horas, a juíza auxiliar do CNJ terá uma audiência com o governador Renato Casagrande.
Cristiane de Faria está ligada ao Departamento de Monitoramento e Fiscalização do CNJ, órgão que, anualmente, percorre todos os Estados verificando as condições em que os menores são internados. De acordo com a magistrada, o Espírito Santo evoluiu tanto no que é competência do Poder Executivo quanto naquilo que compete ao Poder Judiciário. Ela elogiou, especialmente, a criação da Coordenadoria das Varas da Infância e Juventude pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).
Antes de viajar para Linhares, Cristiane de Faria Cordeiro reuniu-se no Palácio da Justiça, no gabinete da desembargadora Catharina Novaes Barcellos, supervisora das Varas da Infância e Juventude, encontro do qual participou a juíza Janete Pantaleão, coordenadora das Varas da Infância e Juventude, e os juízes Vladson Bittencourt, de Vitória, Viviane Bonelle, de Cachoeiro, e Carlos Abbad, de Linhares.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do TJES
11 de setembro de 2012