A edição nº 26 do jornal mural Novo Viver, produzido pelos socioeducandos da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), em Xuri, Vila Velha, já está pronta e traz novas editorias. Momento Família e um espaço especial para a publicação de quadrinhos são as novas atrações do impresso, que neste mês, completa um ano de existência.
Para a equipe de reportagem, composta por seis socioeducandos, nada passou despercebido dentro da unidade. Entre os assuntos destaques do jornal mural está a gincana de férias, que reuniu em grupos os adolescentes da unidade.
As brincadeiras foram: interpretação teatral e torta na cara; corrida de matemática; derreter gelo; nó maluco; pula-pula; teste da garrafa; disputa bíblica e condutor bíblico. Os jogos propostos estimularam a competitividade de forma saudável e produtiva, de acordo com a subgerente de segurança Gisely Janeiro da Silva.
O jornalista responsável pelas edições do impresso e agente socioeducativo Lauriano Mathias disse que a criação de um espaço para quadrinhos é uma das novidades e está aberto a todos os adolescentes, que demonstrarem interesse em participar.
A matéria que trata do avanço de fase durante o cumprimento da medida socieducativa chama a atenção. O repórter D.M. parabeniza os dois adolescentes que progrediram e destaca a importância da conquista para o socioeducando, para a família e para a unidade. O texto também registra o apelo para os que ainda não deram este passo e deixa uma mensagem de estímulo para que outros consigam a progressão.
A visita da promotora do Ministério Público de Vila Velha, Olga Tedoldi, à Unimetro para uma inspeção de rotina também teve destaque. Desta vez, o autor da matéria foi o adolescente J.P.V. que durante conversa com a promotora apurou que o objetivo é verificar a situação da unidade e dos socioeducandos.
“A promotora é responsável por acompanhar os processos até a medida socioeducativa aplicada. A visita da doutora está programada para acontecer a cada dois meses. Mostrei para ela o nosso jornal mural e recebemos elogios pelo trabalho”, disse J.P.V.
O Novo Viver também teve espaço para homenagem e a oficineira Dilcilene Moraes do Nascimento foi agraciada. “Dilcilene faz um ótimo trabalho com dedicação e amor, por isso merece a homenagem. Uma vez por mês, o artesanato produzido durante as oficinas é exposto e comercializado na unidade. O valor arrecadado com a venda será usado para a compra de novos materiais e lanche para os participantes da oficina” contou o repórter e socioeducando M.S.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Gabriela Galvão
Tel: (27)3636.5484/9932.7739
E-mail: comunicacaoiases@yahoo.com.br
comunicacao@iases.es.gov.br