01/02/2010 10h11 - Atualizado em 30/06/2016 16h31

Iases recepciona professores nesta terça (02) e inicia aulas nas Unidades na quarta (03)

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) recepciona nesta terça-feira (02), para uma capacitação, os 64 professores da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) que vão atuar na escolarização dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa nas unidades de atendimento administradas pelo o Instituto. As aulas serão iniciadas na quarta-feira (03).

A acolhida aos profissionais da Educação será realizada a partir das 8 horas, na Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis), em Cariacica-Sede.

Os professores serão recepcionados pela diretoria do Iases e pela gerência pedagógica e, depois, participarão de capacitação introdutória sobre o trabalho socioeducativo realizado com os adolescentes em conflito com a lei, conforme prevê o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad).

Durante a capacitação, a gerente pedagógica Juliana Graciani também apresentará o novo modelo pedagógico do Iases, desenvolvido desde novembro de 2009.

Além de ações de escolarização, o novo modelo contempla atividades socieducativas divididas em fases iniciais, intermediárias e conclusivas, que incluem escolarização, cursos de profissionalização, oficinas pedagógicas, esporte, cultura, lazer, espiritualização e ações sócio-terapêuticas que têm o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social, político, educacional, profissional, cultural, esportivo, de lazer e de convívio familiar e comunitário dos adolescentes e suas famílias.

2009

Durante o ano letivo de 2009, o Iases teve uma média de 599 adolescentes matriculados na escolarização formal modelo EJA (Educação para Jovens e Adultos) na Unis.

No primeiro semestre, foram realizadas 320 matriculas de adolescentes de 1ª a 8ª série do ensino fundamental. Destes, 118 alunos foram aprovados. Já no segundo semestre de 2009, foram 279 matriculas, com 91 aprovados.

Na Unidade de Internação Provisória (Unip), Durante o ano de 2009, todos os adolescentes – uma média de 100 alunos/mês – foram inseridos nos projetos pedagógicos e de escolarização da Unidade, atingindo a meta de 100% de adolescentes estudando.

Este resultado também foi alcançado no Centro Socioeducativo de Atendimento a Adolescentes em Conflito com a Lei (CSE), com 60 adolescentes/mês frequentando a escola.

A Unidade Feminina de Internação (UFI) também fechou o ano letivo de 2009 com todas as adolescentes (16 meninas) na escolarização. Esta média permaneceu durante todo o ano.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard