07/02/2008 08h23 - Atualizado em 30/06/2016 16h04

Iases promove curso de formação para profissionais do sistema socioeducativo do Espírito Santo

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (IASES), em parceria com a Faculdade de Vitória (FDV) e a Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória (ELPV), realizará um curso de formação, de 200 horas, voltado para profissionais do sistema socioeducativo do Estado.

A capacitação atende ao previsto nos eixos norteadores e nos princípios gerais da resolução 112 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que estipula os parâmetros para a Formação Continuada de Atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Para tanto, o projeto se propõe a trabalhar de forma continuada, progressiva e em rede, e busca dar continuidade a projetos de capacitação já desenvolvidos com os servidores do Iases, porém, com uma abrangência maior. O início do curso está previsto para março com término em outubro. O período de inscrições ainda não foi definido

As aulas acontecerão uma vez por semana, das 8 às 12 horas, com local também a definir. Os participantes serão divididos em cinco turmas de 40 alunos.

A proposta central é envolver diversos atores da rede de atenção à criança e ao adolescente do Espírito Santo, para que haja uma intervenção mais qualificada e com resultados na política de atendimento.

Além dos servidores do Iases, serão convidados a participar da formação representantes dos juizados da Infância e da Juventude, Ministério Público, Defensoria Pública Estadual, Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, conselhos tutelares, faculdades, delegacias especializadas e dos municípios que atuam na execução de medidas socioeducativas.

A iniciativa será financiada pelo Iases e pela Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Informações sobre a formação no 3223-6354.

Grade Curricular do curso:
– Importância da subjetividade na construção do processo civilizatório;
– Contextualização da política da infância e juventude no Brasil;
– Infância e adolescência: a luz do Direito;
– Os limites e os impasses na visão dos atores do sistema de garantia e dos direitos da Criança e do Adolescente;
– Leitura das dificuldades encontradas e propostas de intervenção;
– O mal-estar na civilização, psicologia das massas, segregação;
- Falência Estado Social X Estado Penal Punitivo;
– O papel da Família, a sociedade e o Estado na atualidade;
– Histórico da Família e instituição no mundo ocidental e novos arranjos;
– Estudos de casos de trabalho envolvendo as famílias de novas propostas;
– A estruturação e a formação do eu a partir da construção de imagens;
– O nascimento da agressividade humana;
– Infância: A transmissão da lei e a fundação sujeito;
– A adolescência e seus conflitos;
– A reestruturação das imagens do eu e do corpo;
– Reorganização das identificações simbólicas;
– O papel do grupo na vida dos adolescentes;
– Identificação enfatuada: uma leitura sobre as marcas e tatuagens;
– As psicopatologias da adolescência;
– Delinqüência e criminalidade;
– O ato infracional cometido pelo adolescente, sua lógica, seu simbolismo;
– Estudo de caso das práticas dos profissionais;
– Construção da posição sexual, a diferença no caso das meninas - gravidez na adolescência;
- Discussão sobre as medidas Socioeducativas em privação de liberdade e liberdade assistida;
– A importância da visada subjetiva nos trabalhos com os adolescentes;
– A sublimação;
– Estudos do funcionamento dos trabalhos que já existem na Rede e a busca de novas intervenções e parcerias;

Debate de Psicanálise e Direito: Punição X Responsabilização

– Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo;
– Políticas públicas para infância e juventude;
– Funcionamento do Sistema Socioeducativo do Estado do Espírito Santo;
– Rede de Atendimento X Intervenções e alternativas que contribuem para a construção de uma nova posição para o adolescente em conflito com a lei;
– Discussão e Construção de proposta mais eficazes das instituições.

Assessoria de Comunicação / Iases
Poliana Coan Nass