A Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (ACADIS), por intermédio de um contrato de gestão firmado com o Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), inicia nesta segunda-feira (05), a capacitação de 160 profissionais que irão atuar no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei, em Tucum, Cariacica, nova unidade administrada pelo Instituto.
A abertura da capacitação acontece na manhã desta segunda-feira (05), no auditório do Centro Socioeducativo com a participação da diretoria do Iases e do diretor-executivo da ACADIS, Gerardo Mondragón Bohorquéz.
Serão quatro semanas de capacitação para profissionais de todas as áreas de Direitos Humanos e equipe multidisciplinar que irá atuar no Centro Socioeducativo como assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, dentre outros.
Nos dias 05 e 06, a diretoria do Iases, gerentes de Unidades e dos Programas de Semiliberdade, Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade, de Abordagem Familiar e Comunitária, de Escolarização, profissionalização, cultura e esporte, de Atendimento em Saúde e do Sistema de Informação, abrem a capacitação com uma apresentação do Iases.
A capacitação da equipe visa abordar a proposta de atendimento pedagógico e sócio-terapêutico, a fim de preparar os funcionários da ACADIS para atuar no novo centro que começa a funcionar no primeiro trimestre de 2009.
A proposta de atendimento no Centro Socioeducativo é desenvolver um modelo socioeducativo empenhado em promover a ressocialização e a inclusão social do adolescente em conflito com a lei, tornando o Centro Socioeducativo uma referência nacional.
Centro Socioeducativo
O Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei, localizado em Tucum, Cariacica, é uma construção que é modelo arquitetônico nesta área em nível nacional, desenvolvida em um convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio da Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SPDCA/SEDH/PR), num investimento aproximado de R$ 7 milhões.
A unidade é um marco para o Estado do Espírito Santo no que tange as ações de atendimento ao adolescente em conflito com a lei por ser um espaço estruturado, diferente do atual, que cumpre as exigências do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
Serão oferecidas 80 vagas em um modelo arquitetônico organizado em módulos progressivos e individuais de atendimento, sendo que 60 vagas serão ofertadas na estrutura do Centro e outras 20 no sistema de Casas Repúblicas, que funcionarão em comunidades da Grande Vitória. A principal estratégia é a inclusão social do adolescente.
O projeto do Centro Socioeducativo do Iases, desenvolvido desde a sua inicialização com a equipe técnica do Governo Federal e aprovado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), já se definia tomando como base tais adequações, antes mesmo do Sinase ser aprovado em 2006, o que o tornou uma iniciativa pioneira e diferenciada, segundo a diretora-presidente do Iases, Silvana Gallina.
Projeto Arquitetônico
São 41.464,96 m2, com 6.009,29 m2 de área construída com seis módulos de alojamento com capacidade máxima de acolhimento de 14 meninos cada um. Um dos módulos será de convivência protetora para casos de conflito entre adolescentes.
Sua estrutura física conta ainda com escola, auditório, biblioteca, refeitório, salas de informática, de oficinas profissionalizantes e de atendimento social, sala de atendimento médico, psíquico e jurídico, quadra poliesportiva coberta, pista de atletismo, campo de futebol com vestuário, piscina, sala de ginástica e espaços para convivência familiar e comunitária.
Projeto Pedagógico
Além da qualidade da construção do Centro Socioeducativo, os meninos serão atendidos de maneira individual e passarão por etapas progressivas. Em cada fase eles conhecerão seus direitos e deveres como motivação de crescimento pessoal para a reintegração social.
A proposta pedagógica abrange a educação formal, profissionalizante, articulada com a cultura, lazer, esporte, espiritualidade e ainda atendimento jurídico e de saúde, relações familiares, afetivas, sociais, comunitárias e institucionais.
Para isso, haverá profissionais qualificados de diversas áreas para que o atendimento ao adolescente aconteça de forma integral no ramo social, integrado com a família, ao atendimento terapêutico e com inserção com a comunidade.
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