28/05/2009 13h32 - Atualizado em 30/06/2016 16h20

Iases encerra projeto de profissionalização e cultura com participação de quase 1 mil adolescentes nas oficinas

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Central Única das Favelas do Espírito Santo (Cufa/ES) e A Escelsa - Energias do Brasil encerrou o projeto de profissionalização e cultura “Iluminar”, com a participação de quase 1 mil adolescentes em conflito com a lei nas oficinas.

De dezembro de 2008 a abril desde ano, 946 adolescentes participaram das oito oficinas do Projeto. São elas: Customização e Confecção de Bonecas de Pano; Bijuteria; Cerâmica; Teatro; Oficina de Hip-Hop, que inclui Dança de Rua, Break, Dj e Mc; Oficina Literária “Atitude”; Origami, e a Oficina de Comunicação “Fanzine”.

As oficinas foram desenvolvidas em todas as unidades administradas pelo Iases: Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis), Unidade de Internação Provisória (Unip) e Unidade Feminina de Internação (UFI) e contemplou meninos e meninas.



Segundo a coordenadora do Projeto Iluminar, Jaqueline Wandekoken, os levantamentos de atendimentos feitos neste mês de maio, ao final dos trabalhos, identificam que muitos adolescentes chegaram a participar de até três oficinas.

“Cada adolescente desenvolveu seu espírito empreendedor, para ter a possibilidade de ter uma forma de complementar a renda após o cumprimento da medida socioeducativa”, disse Jaqueline.

Para a gerente da UFI, Izabel de Lurdes Lima, o Projeto Iluminar proporcionou uma experiência muito positiva para as meninas. “As meninas aprenderam muito nas oficinas. Houve muito interesse, cumplicidade e dedicação em desenvolver bem todas as atividades. Foi uma iniciativa tão boa que gostaria que o projeto, ou outros iguais a este, continuasse nas unidades”, disse Izabel.



Durante as atividades do Projeto Iluminar na UFI, as adolescentes montaram um grupo de Dança de Rua e Break chamado “Meninas da Paz” e também a peça de teatro: “Brincar de boneca: Ainda dá tempo?”, que fala sobre gravidez na adolescência. As meninas, inclusive, tiveram oportunidade de se apresentar no Seminário Te-Sendo a Rede, promovido pelo Iases, no Hotel Aruan, em Vitória, no dia 15 de maio.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard