O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), que firmaram um contrato de gestão para a administração do novo Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei, encerraram, na tarde desta sexta-feira (30), a capacitação dos 96 profissionais que irão atuar no local. Os profissionais receberam certificados do curso.
A capacitação teve início no dia 05 de janeiro e teve duração de quatro semanas. Durante o curso, a equipe foi capacitada para realizar o atendimento pedagógico e sócio-terapêutico aos adolescentes em conflito com a lei baseado no “Modelo Pedagógico Contextualizado”, que foi apresentado na manhã desta sexta-feira (30), no auditório “Domingos Sávio Calazans”, da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), no edifício Fábio Ruschi, Centro de Vitória.
O evento contou com a participação de mais de 180 pessoas, dentre eles gestores estaduais e municipais, juizes, promotores, conselheiros, equipes técnicas do estado e de municípios, Polícia Militar, servidores do IASES e funcionários do Centro Socioeducativo.
A abertura foi realizada pela diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, o diretor técnico Antônio Haddad Tápias, a diretora administrativa e financeira Danielle Merisio Fernandes Alexandre e o diretor executivo da Acadis, Gerardo Mondragon e contou com as boas vindas do secretário de estado de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira.
O modelo que será utilizado no novo Centro Socioeducativo foi exemplificado com a palestra do juiz titular da Vara da Infância e Juventude de Franca/SP, José Rodrigues Arimatea.
A coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional e responsável pelos Programas de Extensão Comunitária da Universidade de Sorocaba/SP, Rita de Cássia Gianolla Miranda, também participou do encontro com o tema: “O papel da universidade diante das práticas inovadoras no Sistema Socioeducativo”.
O “Modelo Pedagógico Contextualizado” que será aplicado no novo centro consiste em um atendimento socioeducativo diferenciado e individualizado. Os adolescentes cumprindo medida socioeducativa de internação vão passar por etapas progressivas e, em cada fase, conhecerão seus direitos e deveres, como motivação de crescimento pessoal para a reintegração social.
A proposta pedagógica abrange a educação formal, profissionalizante, articulada com a cultura, lazer, esporte, espiritualidade e ainda atendimento jurídico e de saúde, relações familiares, afetivas, sociais, comunitárias e institucionais.
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