O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis) apresentam, na próxima sexta-feira (30), o “Modelo Pedagógico Contextualizado”, Projeto Político Pedagógico do novo Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei, localizado no bairro Tucum, em Cariacica.
Para o evento, que acontece a partir das 8h30 no auditório “Domingos Sávio Calazans”, da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), no edifício Fábio Ruschi, Centro de Vitória, foram convidados profissionais que conhecem e acompanham a metodologia do “Modelo Pedagógico Contextualizado” em unidades de Internação do Estado de São Paulo.
O juiz titular da Vara da Infância e Juventude de Franca/SP, José Rodrigues Arimatea, vai ministrar um painel com o tema “O Modelo Pedagógico Contextualizado: uma alternativa para a aplicação da Doutrina da Proteção Integral”.
A coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional e responsável pelos Programas de Extensão Comunitária da Universidade de Sorocaba/SP, Rita de Cássia Gianolla Miranda, apresentará um outro painel sobre “O papel da universidade diante das práticas inovadoras no Sistema Socioeducativo”.
O “Modelo Pedagógico Contextualizado” que será aplicado no novo centro consiste em um atendimento socioeducativo diferenciado e individualizado. Os adolescentes cumprindo medida socioeducativa de internação vão passar por etapas progressivas e, em cada fase, conhecerão seus direitos e deveres, como motivação de crescimento pessoal para a reintegração social.
A proposta pedagógica abrange a educação formal, profissionalizante, articulada com a cultura, lazer, esporte, espiritualidade e ainda atendimento jurídico e de saúde, relações familiares, afetivas, sociais, comunitárias e institucionais.
Para isso, haverá profissionais qualificados de diversas áreas para que o atendimento ao adolescente aconteça de forma integral no ramo social, integrado com a família, ao atendimento terapêutico e com inserção com a comunidade.
O evento para a apresentação do Projeto Político Pedagógico reunirá 150 profissionais da rede de atendimento socioeducativa. Inscrições estão sendo realizadas até esta terça-feira (27) ou até o preenchimento de todas as vagas, pelos telefones (27) 3233.5469 / 3233.5471 e pelo e-mail: atecnica@iases.es.gov.br.
Centro Socioeducativo
O Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei, localizado em Tucum, Cariacica, é uma construção que é modelo arquitetônico nesta área em nível nacional, desenvolvida em um convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio da Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SPDCA/SEDH/PR), num investimento aproximado de R$ 7 milhões.
A unidade é um marco para o Estado do Espírito Santo no que tange as ações de atendimento ao adolescente em conflito com a lei por ser um espaço estruturado, diferente do atual, que cumpre as exigências do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
Serão oferecidas 80 vagas em um modelo arquitetônico organizado em módulos progressivos e individuais de atendimento, sendo que 60 vagas serão ofertadas na estrutura do Centro e outras 20 no sistema de Casas Repúblicas, que funcionarão em comunidades da Grande Vitória. A principal estratégia é a inclusão social do adolescente.
O projeto do Centro Socioeducativo do Iases, desenvolvido desde a sua inicialização com a equipe técnica do Governo Federal e aprovado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), já se definia tomando como base tais adequações, antes mesmo do Sinase ser aprovado em 2006, o que o tornou uma iniciativa pioneira e diferenciada, segundo a diretora-presidente do Iases, Silvana Gallina.
Projeto Arquitetônico
São 41.464,96 m2, com 6.009,29 m2 de área construída com seis módulos de alojamento com capacidade máxima de acolhimento de 14 meninos cada um. Um dos módulos será de convivência protetora para casos de conflito entre adolescentes.
Sua estrutura física conta ainda com escola, auditório, biblioteca, refeitório, salas de informática, de oficinas profissionalizantes e de atendimento social, sala de atendimento médico, psíquico e jurídico, quadra poliesportiva coberta, pista de atletismo, campo de futebol com vestuário, piscina, sala de ginástica e espaços para convivência familiar e comunitária.
Capacitação
Desde o dia 05 de janeiro, 160 profissionais que vão atuar no Centro Socioeducativo participam de uma capacitação, que terá duração total de quatro semanas, promovida Acadis, por intermédio de um contrato de gestão com o Iases.
A capacitação da equipe visa a abordar a proposta de atendimento pedagógico e sócio-terapêutico, a fim de preparar os funcionários da Acadis para atuar no novo centro, que começa a funcionar no primeiro trimestre de 2009.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br