03/07/2013 08h10 - Atualizado em 01/07/2016 11h23

Horta da Unimetro rende novas colheitas

Com novos produtos, a horta cultivada pelos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), já se encontra em avançado nível de produção. Pepino, milho, pimentão, hortelã, abóbora, cenoura, repolho e até melancia estão plantadas no terreno.

Iniciado há pouco menos de um mês, a horta foi desenvolvida com o intuito de aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula no ano passado durante o curso de olericultura básica, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) junto com o Sindicato Rural de Viana.

Atualmente, o canteiro, além de aprimorar os conhecimentos dos adolescentes, também proporciona uma espécie de feira coletiva entre os próprios servidores. Toda sexta-feira, agentes, pedagogos, professores e oficineiros reservam um período do dia e colhem as hortaliças produzidas e cuidadas pelos próprios alunos.

“A cada semana a gente vem aqui, colhe ou até usamos na cozinha, para fazermos o almoço comunitário de domingo, produzido pelos próprios adolescentes para seus familiares”, conta o instrutor da atividade.

Os cuidados acontecem diariamente, e fazem parte do cronograma pedagógico da unidade. Para a gerente da unidade Fabiana Malheiro, a disciplina, envolve diversas áreas: “Além do aprendizado e da capacitação profissional, o trabalho na horta proporciona aos socioeducandos o desenvolvimento da disciplina, e momentos de terapia”, conta Fabiana.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Max Torezani
Tel: (27)3636-5484/9932-7739
E-mail: comunicacaoiases@yahoo.com.br
max.torezani@gamil.com
Texto: Geovana Chrystêllo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard