16/06/2009 11h11 - Atualizado em 30/06/2016 16h20

História e lendas de Cariacica são temas de debates na UFI em comemoração ao aniversário do município

Histórias, informações geográficas, culturais, econômicas e até lendas sobre o município de Cariacica estão em debate, a partir desta semana, nas salas de aula da Unidade Feminina de Internação (UFI), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases).

As atividades fazem parte da comemoração do aniversário da cidade, celebrado no dia 24 de junho.
Professores das disciplinas de Português, Geografia e História estão trabalhando o tema de forma integrada.

Segundo a pedagoga da UFI, Penha Perini, a escolha da equipe em trabalhar o assunto é decorrente não só pelo aniversário do município, comemorado no dia 24, mas pela Unidade estar localizada em Cariacica-Sede, de onde se avista um dos principais pontos turísticos da cidade, o monte Moxuara.

“Além das informações geográficas, econômicas, culturais e históricas, o município de Cariacica e monte Moxuara têm uma lenda que fala de uma estória de amor sobre o ‘Pássaro de Fogo’ que é linda e muito interessante”, disse a pedagoga.

A lenda do Pássado de Fogo

A lenda do ‘Pássaro de Fogo’ vai ser trabalhada pela professora de Português com leitura de textos e poemas. Diz a lenda que por volta do ano de 1556, existiam duas tribos índiginas rivais, que ocupavam as terras onde hoje estão os municípios de Cariacica e Serra.

Uma índia chamada Jaciara se apaixonou por um guerreiro, o Guaraci da tribo Termiminós que habitava o município da Serra. Como pertenciam a tribos rivais, eles conseguiram a ajuda de uma ave misteriosa, o Pássaro de Fogo, que em determinados momentos unia o casal e os levava para se encontrarem em montes, pontos de fronteira de suas tribos. Nos encontros, o casal entoava cantigas com juras de amor e viveram nesse clima poético até que combinaram uma fuga e o plano foi descoberto pelo cacique, pai de Jaciara.

Determinado em impedir a fuga da filha com seu rival, o cacique reuniu seus sábios conselheiros da tribo e um feiticeiro, que transformou o casal em pedra, nos referidos locais em que eles se encontravam, onde hoje estão os conhecidos montes capixabas de Moxuara ou Mochuara, é princesa índigena de Cariacica, e o Mestre Álvaro, localizado na Serra, o píncipe.

Diante do destino cruel do casal, ainda conta a lenda que uma fada concedeu uma trégua aos enamorados e assim, uma vez ao ano, na noite do dia de São João, comemorado em 24 de junho, os jovens recuperam, de forma invisível, sua forma humana e se encontram com o ajuda do mensageiro Pássaro do Fogo para trocar juras de amor infinitas.

Fonte: www.valemoxuara.com.br

Assessoria de Comunicação/Iases