25/09/2013 07h00 - Atualizado em 01/07/2016 11h25

História de estudantes que viram no estágio a oportunidade para o primeiro emprego

Entrar no mercado de trabalho antes mesmo de se formar. Este é o sonho de grande parte dos estudantes. Para muitos, a grande oportunidade está no estágio, que pode ser mais do que uma forma de colocar em prática o que é ensinado em sala de aula, podendo ser também a garantia do primeiro emprego.

Atualmente, o Governo do Espírito Santo conta com a colaboração de 2,8 mil estagiários em todo o Estado, por meio do Programa Jovens Valores. Seja na área da comunicação, tecnologia ou saúde, alguns deles se destacaram e tiveram a chance de fazer parte do quadro de servidores da administração estadual.

Um exemplo é a jornalista Roberta Fachetti, que entrou na Gerência de Mídia Eletrônica, na Superintendência Estadual de Comunicação (Secom) em abril de 2011, já no penúltimo período da faculdade. Escrevendo um livro-reportagem como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ela dividia o tempo entre a faculdade e o trabalho na Secom, sendo nomeada em dezembro de 2011 como assessora, cargo que ocupa até hoje.

“Para mim, foi uma oportunidade única, que me possibilitou um grande crescimento tanto pessoal, como profissional. Acredito que entrei no lugar certo e na hora certa. O grande segredo, na minha opinião, é ter a humildade de perguntar quando tem dúvidas, ouvir tudo o que é ensinado, buscar ser melhor a cada dia e crescer com o fruto do próprio trabalho,” conta a assessora.

Ainda na área da comunicação, há outros estudantes que conquistaram o próprio espaço, como Lívia Bernabé (Sectti), Karla Secatto (Detran), Mateus Cordeiro (Setur) e Betina Guimarães (DER). Eles entraram como estagiários e hoje assumem cargos de confiança dentro do Governo.

O assessor de comunicação do Departamento de Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO-ES) é mais um exemplo de dedicação e sucesso. Ele estagiou por um ano na Rádio Espírito Santo, indo depois para a Secom, onde ficou por, aproximadamente, oito meses, vindo a ser nomeado no setor de comunicação do DIO-ES, onde está há sete anos.

Gilberto Siqueira da Hora Gonzaga, 26 anos, faz curso técnico em redes de computadores. Ele estagiou durante onze meses na Central de Processamento de Dados (CPD) da Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), de agosto de 2012 a julho de 2013, e assumiu o cargo de assistente técnico na Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria de Estado de Governo (SEG).

"O Programa Jovens Valores foi muito válido na minha vida profissional, pois no período de estágio coloquei em prática a teoria da sala de aula, tive um aprendizado técnico e o convívio com os colegas de trabalho fez com que eu aprendesse um pouco com cada um. Essa oportunidade representa um grande amadurecimento profissional", conta.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard