Os adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), montaram uma Feira de Cinências com temas ligados ao corpo humano, meio ambiente e o sistema solar.
Com supervisão da pedagoga Gisele Maestri, os socioeducandos transformaram algumas salas de aula em verdadeiros laboratórios de Ciências. A exposição, que teve início nesta quinta-feira (26), prossegue até domingo (29), para que os familiares dos adolescentes possam apreciar os trabalhos.
Na sala do Corpo Humano foram expostos cartazes que explicavam a formação dos órgãos e suas funções. O sistema sanguíneo e o cardiovascular também foram representados com desenhos.
Uma exposição com diversos tipos de plantas enfeitou a sala destinada ao tema. Os próprios adolescentes elaboraram placas informativas com as características de cada espécie, como o tipo de raiz, folha, se são frutíferas ou não, e seus ambientes de melhor adaptação.
Para tratar do sistema solar, os socioeducandos montaram um Planetário na sala de música da escola. O local foi completamente vedado com cartolina preta, ganhou estrelas e planetas florescentes pregados no teto e uma iluminação negra, que deu a sensação de realidade ao planetário improvisado.
A Feira de Ciências foi idealizada por meio de um projeto da equipe de pedagogia do CSE – formada por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), que administra o Centro a partir de um contrato firmado com o Iases – e do professor de Ciências da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Saulo Santos.
De acordo com a pedagoga Gisele, as atividades duraram três semanas, já que o resultado ficou melhor do que o esperado. “A participação dos adolescentes em cada etapa do processo foi intensa”, disse.
Informações à Imprensa:
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Mariana Anselmo
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br