16/10/2009 11h57 - Atualizado em 30/06/2016 16h28

Encontro da Comunidade Socioeducativa reúne servidores do Iases

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) reuniu aproximadamente 340 funcionários, nesta quarta (14) e quinta-feira (15), no II Encontro da Comunidade Socioeducativa que teve como tema: As Diretrizes Pedagógicas de atendimento socioedicativo previstas no Sistema Nacional de Atendimento Socioedicativo (Sinase).

Todos os funcionários do Iases, dentre eles profissionais da equipe gerencial e administrativa, os técnicos e os agentes socioeducativos, foram mobilizados para participar da capacitação, que aconteceu no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Líder Rural (Calir), em Viana.

Participaram do primeiro dia de Encontro, na quarta-feira (14), 163 funcionários. No segundo dia, quinta-feira (15), o Iases reuniu outros 180 representantes da comunidade socioeducativa.


Aproximadamente 340 servidores participaram do Encontro.


Durante os dois dias de encontro, os funcionários foram subdivididos em 12 grupos temáticos e debateram sobre as diretrizes pedagógicas do atendimento socioeducativo previstas no Sinase:

1- Prevalência da ação socioeducativa sobre os aspectos meramente sancionatórios.
2- Projeto pedagógico como ordenador de ação e gestão do atendimento socioeducativo.
3 - Participação dos adolescentes na construção, no monitoramento e na avaliação das ações socioeducativas.
4 - Respeito à singularidade do adolescente, presença educativa e exemplaridade como condições necessárias na ação socioeducativa.
5 - Exigência e compreensão, enquanto elementos primordiais de reconhecimento, respeito ao adolescente durante o atendimento socioeducativo.
6 - Diretividade no processo socioeducativo.
7 - Disciplina como meio para a realização da ação socioeducativa.
8 - Dinâmica institucional garantindo a horizontalidade na socioalização das informações e dos saberes em equipe multiprofissional.
9 - Organização espacial e funcional das unidades de atendimento socioeducativo que garantam possibilidades de desenvolvimento pessoal e social para o adolescente.
10 - Diversidade étinco-racial, de gênero e de orientação sexual norteadora da prática pedagógica.
11 - Família e comunidade participando ativamente da experiência socioeducatva.
12 - Formação continuada dos atores sociais.

O diagnóstico e as propostas foram apresentados em forma de trabalhos lúdicos como confecção de cartazes com colagens de recortes de jornais e revistas, encenações teatrais e músicas.

O evento foi encerrado pela presidente Silvana Gallina, o diretor Técnico, Antônio Haddad Tápias e a diretora Administrativa e Financeira, Danielle Merisio Fernandes Alexandre, que destacaram a importância de se constituir uma comunidade socioeducativa para o desenvolvimento e execução da política de atendimento socioeducativo no Espírito Santo conforme preconiza o Sinase e o Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard