A primeira Assembléia Geral de Famílias realizada no novo Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), localizado no bairro Tucum, Cariacica, na manhã deste sábado (28), foi marcada por emoção e homenagens aos adolescentes, famílias e funcionários.
A Assembléia foi aberta pelo diretor geral da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragon, que administra a unidade por intermédio de um contrato de gestão firmado com o Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases).
Também esteve presente no evento a diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, representantes da diretoria técnica do Instituto e a chefe do Núcleo de Atendimento à Família, Maria das Graças Ferreira, e os familiares dos adolescentes.
Além de reunir a família dos adolescentes, na assembléia os meninos receberam dos educadores e familiares um bonsai, que na cultura japonesa significa ‘árvore em bandeja’, para ser cuidada enquanto eles permanecerem na unidade cumprindo a medida socioeducativa.
“O bonsai é um símbolo de perseverança e sabedoria e para nós vai representar também a família. Cada família vai entregar um bonsai para o filho adolescente e ele vai ter que cuidar desse símbolo como se estivesse cuidando da família. O bonsai representa a presença da família junto a cada adolescente dentro do Centro Socioeducativo”, explicou o diretor Gerardo durante a cerimônia.
Os familiares dos adolescentes receberam uma medalha com um símbolo de uma semente, que segundo o diretor, representa motivação. “A medalha representa o início do processo de transformação da vida destes adolescentes. A família tem que estar junto dos filhos e acompanhar o trabalho que estamos fazendo com esses adolescentes bem de perto”, disse Gerardo.
A presidente do Iases, Silvana Gallina, também foi homenageada e ganhou um bonsai. “Para mim esse bonsai significa o Centro Socioeducativo e uma motivação de toda a agenda que fazemos para estruturar a política do atendimento socioediucativo no Espírito Santo”, disse.
Os funcionários da Unidade também foram homenageados e receberam diplomas de agradecimento e motivação por sua atuação junto às equipes que atuam no novo Centro Socioeducativo, que começou a funcionar no final do mês de fevereiro e está sendo ocupado gradativamente.
O atendimento aos adolescentes é feito de acordo com o “Modelo Pedagógico Contextualizado”, realizado de forma diferenciada e individualizada, onde os adolescentes conquistam etapas progressivas, seguidas em cada alojamento, com atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, esportes e lazer.
Ação de Cidadania
Após a Assembléia Geral da Família, os adolescentes almoçaram com os familiares e participaram de uma Ação de Cidadania que começou às 13 horas com um culto ecumênico e depois foi realizada uma atividade esportiva com a apresentação de um grupo de capoeira e uma peça teatral com grupos de jovens convidados.
A unidade se destaca como modelo arquitetônico nesta área em nível nacional e também por ser um espaço estruturado, diferente do atual, que cumpre as exigências do Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), desenvolvida em um convênio entre os governos Estadual e Federal, por meio da Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SPDCA/SEDH/PR).
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels.(27) 3233-5403 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br