04/09/2009 17h00 - Atualizado em 30/06/2016 16h27

Dia da Independência origina projeto “Brasil de Todas Caras e Cores” desenvolvido com adolescentes da Unis

O Dia da Independência do Brasil, comemorado no dia 07 deste mês, originou o projeto de escolarização “Brasil de Todas as Caras e Cores”, que será desenvolvido com os adolescentes da Unidade de Internação Sócio-Educatica (Unis), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases).

O projeto será realizado por professores das disciplinas de História, Português, Literatura e Inglês, que irão trabalhar durante todo o mês de setembro, com atividades diversificadas sobre o tema que incluirá confecção de cartazes temáticos e até aulas de música.

As aulas do Projeto começam na próxima semana e o tema escolhido para as primeiras discussões é o Hino Nacional. Nas aulas de Português e História, os alunos vão interpretar a linguagem e a história do hino e ainda vão ter acesso à Carta de Pero Vaz de Caminha, sobre o descobrimento do Brasil.

Outros temas como a miscigenação das raças no Brasil e momentos históricos, como a Revolta das Vacinas, também serão temas de atividades com os adolescentes. Ao final dos estudos, os alunos assistirão ao filme Independência ou Morte, uma obra brasileira, do ano de 1972, dirigida por Carlos Coimbra.

Os professores também terão uma participação especial no Projeto. Eles apresentarão uma coreografia com a música ‘Brasil’, do cantor Cazuza, para os alunos e familiares dos adolescentes.

A idéia do Projeto, segundo a subgerente pedagógica da Unis, Jaqueline Wandekoken, é estudar a linha do tempo sobre a história do Brasil. “É muito importante que os adolescentes conheçam a história do Brasil, e possam adquirir conhecimentos sobre os momentos marcantes do País”, disse a pedagoga.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Mariana Anselmo
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard