13/06/2008 11h23 - Atualizado em 30/06/2016 16h07

Curso de formação do Iases entra no terceiro mês de duração

As aulas do projeto “Te-Sendo a Rede”, curso de formação do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), desenvolvido em parceria com a Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e a Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória (ELPV), entra no terceiro mês de duração.
A aula inaugural do curso aconteceu no dia 10 de abril no auditório da FDV. Atualmente, 200 pessoas participam do projeto. Dentre eles estão servidores do Iases, representantes da Defensoria Pública Estadual, promotores de Justiça, jornalistas e outros profissionais que lidam direto ou indiretamente com o adolescente em conflito com a lei.
O objetivo do curso, destacado pela diretora-presidente do Iases, Silvana Gallina, desde o início dos trabalhos, é melhorar o atendimento socioeducativo no Estado e formar uma rede que atenda e proteja o adolescente.
O tema das aulas programadas para o curso, que tem duração de 8 meses, oferece subsídios teóricos e práticos provenientes do campo do Direito, da Psicanálise e da Sociologia.
Na aula desta sexta-feira, a psicanalista da Escola Lacaniana, Vera Saleme Colnago, discutiu sobre o tema: Família. Foram levantadas questões do papel da família, da sociedade e do Estado na atualidade e ainda o histórico da família e instituição no mundo ocidental.
Nas aulas anteriores psicanalistas e professores da FDV já levaram para as discussões em sala de aula temas como a contextualização da política da infância e juventude no Brasil, o mal-estar na civilização sob a visão de psicologia das massas e segregação, os limites e impasses da questão dos direitos da criança e do adolescente, a falência do Estado Social e do Estado Penal Punitivo, dentre outros.
O curso

Com o curso, o Instituto pretende incluir a possibilidade de uma releitura da realidade desses adolescentes. Além dos servidores do Iases, participam dessa formação profissionais dos juizados da Infância e da Juventude, do Ministério Público, da Defensoria Pública, dos Conselhos Estadual e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, dos Conselhos Tutelares, de faculdades, de Delegacias Especializadas, da imprensa e de municípios que atuam na execução de medidas socioeducativas em meio aberto.

Formação

Serão 200 horas de formação, sendo 120 de aulas teóricas e 80 de atividades práticas. Os encontros acontecerão de abril a novembro, sempre uma vez por semana, das 8 às 12 horas. Os participantes serão divididos em cinco turmas de 40 alunos.

A iniciativa é financiada por meio de convênio firmado entre o Iases e a Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Ana Célia Alvim
(27) 3233-5403 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard