29/09/2009 09h31 - Atualizado em 30/06/2016 16h28

Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente tem solenidade de abertura concorrida

Aproximadamente 300 pessoas participaram da solenidade de abertura da 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que foi realizada na noite desta segunda-feira (28), no Centro de Convenções de Vila Velha.

O evento, que nesta edição vai tratar do tema ‘Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal’, conta com a participação de representantes de 72 municípios capixabas que vão trabalhar na formulação de propostas, que serão encaminhadas para a Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, marcada para acontecer de 7 a 10 de dezembro, em Brasília.

Participaram da abertura do evento o vice-governador, Ricardo Ferraço; o secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli de Ramos Barros; o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Criad/ES), André Moreira; a representante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Julia Deptulski; a promotora de Justiça, Patrícia Calmon Rangel; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Bruno Alves de Souza; o presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo, Gilson Amaro; entre outras autoridades e representantes da sociedade civil.

A delegada eleita pelo município de São Mateus e representante dos adolescentes da cerimônia de abertura, Jéssica de Araújo Mendonça, destacou a importância da participação dos jovens na formulação de uma política nacional de garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

“A sociedade nos vê como rebeldes e muitas vezes acha que não temos nada a dizer. Mas estamos aqui para provar que podemos contribuir, que nós não queremos ser somente o futuro, mas também o presente do nosso Estado e do nosso país. Estamos aqui para exercer a cidadania”, disse a jovem.

Durante a conferência, serão debatidos os seguintes eixos temáticos: Eixo 1 – Promoção e Universalização de Direitos em um Contexto de Desigualdades; Eixo 2 – Proteção e Defesa no Enfretamento das Violações de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes; Eixo 3 – Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos; Eixo 4 – Participação de Crianças e Adolescentes em Espaços de Construção da Cidadania; e Eixo 5 – Gestão da Política.

O presidente do Criad/ES, André Moreira, também falou da importância deste momento de construção de uma nova política nacional de assistência. “Nós, da sociedade civil, reconhecemos a importância do atual momento de construção e do compromisso do Estado em colocar seus melhores representantes para trabalhar pela criação e pelo efetivo cumprimento de políticas públicas de garantia dos direitos da criança e do adolescente”, destacou o presidente.

“O Governo do Estado participa com grande entusiasmo desta Conferência. Esperamos que das mesas de debate surjam idéias que possam contribuir para o aprimoramento e resgate dos direitos da criança e do adolescente. A partir desta reflexão, poderemos implementar ações concretas em conjunto com a sociedade civil e as prefeituras”, disse o vice-governador, Ricardo Ferraço.

Os debates da Conferência prosseguem até a próxima quarta-feira (30) e a programação completa do evento está disponível no site da Sejus (www.sejus.es.gov.br). Os interessados em obter informações sobre a participação na Conferência Estadual devem entrar em contato com o Criad/ES pelos telefones (27) 3222-4207 ou 3132-1852.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / Sejus
Rhuana Ribeiro Albuquerque
Tels.: (27) 3132-5264 / 9933-8195
E-mail: rhuana.albuquerque@sejus.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Karyna Amorim
Tel.: (27) 9944-1358
karyna@vice.es.gov.br


2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard