A Colonização do Solo Espírito-santense foi comemorada no último sábado (23), mas o tema está em debate nas salas de aula da Unidade Feminina de Internação (UFI), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), durante toda a semana.
O tema está sendo trabalhado de forma integrada pelos professores das disciplinas de Língua Portuguesa, Artes, Geografia e Ciências. Durante as aulas, os professores estão utilizando fotos dos pontos turísticos, como o Penedo, o Convento da Penha, localizados em Vila Velha, além de mapas e textos com informações turísticas do Espírito Santo para estimular as meninas a se interessarem e conhecerem mais o Estado onde moram.
Nas aulas de artes, as meninas também estão pintando painéis e fazendo cartazes com colagens sobre o tema, que será exposto a partir de sexta-feira (29) no Espaço Educativo da Unidade.
A pedagoga da Unidade, Penha Eliete Perini da Fonseca, disse que a atividade tem como objetivo desenvolver o senso crítico das adolescentes mostrando o “antes e o depois” da colonização do Espírito Santo e todo o processo de evolução do Estado.
“São tantos eixos que podemos trabalhar sobre a Colonização do Solo Espírito-santense que decidimos prolongar o debate durante toda a semana. É importante que as meninas aprendam a história do nosso Estado desde o desembarque de Vasco Fernandes Coutinho em Vila Velha até os dias de hoje. São informações que vão fazer com que elas conheçam mais sobre o Espírito Santo e ainda vão contribuir para desenvolvimento delas como cidadãs”, disse Penha.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Aline Pagotto
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br