Realizado em parceria com a Confederação Capixaba de Xadrez, a Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) promoveu na semana passada, o “Campeonato Xadrez que Liberta”. O evento teve como objetivo testar habilidades de raciocínio, capacidade de memorização e tomada de decisões corretas para se alcançar os objetivos do jogo.
Para disputar as partidas do campeonato, os socioeducandos foram divididos em duplas, que competiram entre si. Cada movimento foi acompanhado de perto por fiscais, responsáveis por registrar os pontos e esclarecer quaisquer dúvidas a respeito das regras do jogo.
Os encarregados para a função foram o agente socioeducativo Ecimar Gomes, e o socioeducando M.A, de 17 anos. A competição se encerrou com um lanche especial, servido em comemoração aos vencedores do campeonato. “O campeonato foi muito bacana. Os socioeducandos gostaram muito da atividade, e demostraram concentração e inteligência durante as partidas de xadrez”, disse Ecimar.
A subgerente pedagógica da Unis, Vanusa Gomes, ressaltou o sucesso do evento. “O evento foi muito bem recebido pelos meninos. Atividades como essa são importantes porque exigem do adolescente um esforço maior na hora de pensar e criar estratégias, e ainda auxiliam na formação cognitiva e intelectual de cada um deles”, afirmou.
Além dos socioeducandos que cumprem medida na Unis, participaram também os adolescentes das Unidades de Internação Provisória (Unip I e Unip II).
“Xadrez que Liberta”
O “Xadrez que Liberta” tem por finalidade fazer com que o adolescente traga a sua história de vida para o tabuleiro, fazendo assim uma análise do comportamento que o levou a dar passos errados e entrar em conflito com a lei. Na lógica estabelecida pela Unidade, o jogo induz a uma reflexão dos novos passos que o adolescente deverá dar em relação às suas atitudes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases:
Éricka Almeida
Tel.: (27) 3636-5484 / 99932-7739
E-mail: imprensa@iases.es.gov.br
Texto:Rhaissa Afonso