21/07/2009 12h09 - Atualizado em 30/06/2016 16h21

Campeão capixaba de Judô ministra aulas para adolescentes do Centro Socioeducativo

Os adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), iniciaram nesta semana uma oficina de Judô que está sendo ministrada pelo campeão capixaba Luiz Alexandre Marques Soares, que pratica a arte marcial há vinte anos e já conquistou 120 medalhas em campeonatos estaduais e nacionais.

As aulas acontecerão todas as segundas, terças e quartas-feiras, com uma turma de 22 adolescentes. As atividades tiveram início nesta segunda-feira (21), mas na última sexta (17), os adolescentes participaram de um aulão inaugural na quadra poliesportiva do Centro, localizado no bairro Tucum, em Cariacica.

O atleta Luiz Alexandre, que atua como socioeducador da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), que realiza a gestão do Centro por intermédio de um contrato com o Iases, explicou aos adolescentes sobre a importância de se fazer um esporte como o Judô. Segundo ele, praticando o Judô, os adolescentes aprendem a trabalhar em equipe e a ter respeito pelo próximo.

“O judô é fundamental para o Centro Socioeducativo como um complemento do trabalho que aqui já é realizado. Com a prática do esporte, o jovem aprende mais sobre ética, respeito, cordialidade e aprende ainda que precisa do outro para treinar. Logo, o esporte não é individualista e isso é importante”, disse Luiz Alexandre.

Além da teoria sobre a arte marcial do Judô, o professor também fez uma demonstração técnica do esporte com outro professor do Centro. Dois adolescentes também tiveram a oportunidade de mostrar para os colegas que já tinham afinidade com o Judô.

Paralelamente às aulas de Judô, os adolescentes também iniciaram nesta segunda-feira (21) oficinas pedagógicas de Teatro, Música e Artesanato. As aulas acontecem as segundas, terças e quartas-feiras das 13 às 15 horas. Cada oficina tem uma hora de duração.

Conheça mais:

Sobre o atleta capixaba Luiz Alexandre Marques Soares:
- Participou em 2007 do campeonato mundial de judô master, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
- Coleciona títulos como 1º lugar na 2º e 3º etapa estadual de 2009 e 3º lugar no brasileiro (master) de 2007.
- Até o fim do ano, Luiz Alexandre ainda participará do campeonato sulamericano de judô master, campeonato estadual e no master brasileiro, em setembro, outubro e novembro respectivamente.

Sobre o Judô:
Tudo começou em 1882, com Jigoro Kano

O estilo de luta que hoje em dia denominamos como Judô foi idealizado no ano de 1882. Um jovem de 23 anos chamado Jigoro Kano fundava o Instituto Kodokan, que veio a se tornar a Meca dos ensinamentos sobre esta arte marcial.

Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o Judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico, e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, o judô teve um aumento significativo no número de amantes desta nobre arte.

O Judô tem como filosofia integrar corpo e mente. Sua técnica utiliza os músculos e a velocidade de raciocínio para dominar o oponente. Palavras ditas por Mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual. Nas academias, procura-se passar algo mais além da luta, do contato físico. Para tornar-se um bom lutador, antes de tudo, é preciso ser um grande ser humano.

Através de Eisei Maeda, por volta de 1922, o Judô surge no Brasil. O Conde de Koma, como também era conhecido, fez sua primeira apresentação no país em Porto Alegre. Partiu para as demonstrações pelos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, transferindo-se depois para o Pará, onde popularizou seus conhecimentos da nobre arte. Outros mestres também faziam exibições e aceitavam desafios em locais públicos. Mas foi um início difícil para um esporte que viria a se tornar tão difundido.

Um fator decisivo na escalada do Judô foi a chegada ao país de grupo de nipônicos em 1938. Tinham como líder o professor Riuzo Ogawa e fundaram a Academia Ogawa, com o objetivo de aprimorar a cultura física, moral e espiritual, através do esporte do quimono. Daí por diante disseminaram-se a cultura e os ensinamentos do Mestre Jigoro Kano e em 18/03/1969 era fundada a Confederação Brasileira de Judô, sendo reconhecida por decreto em 1972. Hoje em dia é ensinado em academias e clubes e reconhecido como um esporte saudável que não está relacionado à violência.

Esporte Olímpico de grande prestígio e muito disputado, tem no Brasil um "celeiro" de bons lutadores, fazendo o país ser reconhecido e admirado internacionalmente, inclusive no Japão. Por ser um esporte de triunfos nacionais, tem "sua marca" associada ao sucesso.

FONTE: Confederação brasileira de Judô.

Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol