Novas turmas de adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizado em Tucum, Cariacica, iniciaram nesta segunda-feira (26), cursos profissionalizantes de ajudante de padeiro e confeiteiro, cozinheiro básico, jardinagem e horta, pintor e elétrica predial.
Os cursos têm duração de 160 horas e estão sendo ministrados por profissionais da Alpha Consultoria Alimentar, V & W Treinamento, TEP - Thevenin Educação Profissional e pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães) em parceria com a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização que realiza a gestão do CSE através de um contrato firmado com o Iases.
De acordo com a pedagoga do CSE, Giseli Maestri, os cursos profissionalizantes são importantes, pois além do aprendizado promovem momentos de interação entre alunos e profissionais. “Os cursos são de grande valia. Os adolescentes têm se identificado e demonstram também interesse em abrir o próprio negócio, pois identificam seus talentos e aptidões”, disse Giseli.
O Centro
O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um projeto de autoria do diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, que administra o CSE por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo do Estado.
O MPC tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
Informações à Imprensa:
Lorenza Rodrigues Grativol/Gabriela Zorzal
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida