03/10/2007 08h20 - Atualizado em 30/06/2016 15h56

Adolescentes em conflito com a lei sonham com o mundo do conhecimento

“A cada catalogação, deixei um pedaço de mim. De livro em livro que passava em minhas mãos, crescia a vontade de mudança, a vontade de conhecer aquelas histórias, todo aquele conhecimento. De todos os títulos, o que eu quero ler primeiro é ‘O relógio de Pandora’”.

Essas foram as palavras de uma adolescente de 16 anos, que cumpre medida socioeducativa na Unidade Feminina de Internação (Ufi) e que participou da organização da sala de leitura “Viviane Mosé”, que foi inaugurada na tarde desta terça-feira (02) no Centro Sócio-Educativo, em Cariacica.

Sete adolescentes da Ufi estiveram presentes no evento, que também teve a participação do secretário de Estado da Justiça (Sejus), Ângelo Roncalli de Ramos Barros, que destacou a importância dos livros no processo de ressocialização.

“Entres tantos livros nesta sala, um deles me chamou a atenção: Cartas dos Sonhos de Strephon Kaplan-Willians. É muito importante sonhar, principalmente através da leitura. Acredito que aqui o adolescente poderá buscar novos caminhos, novos conhecimentos. Não dá para desistir, deixar de acreditar no ser humano. Precisamos acreditar que as pessoas podem mudar. E para que isso aconteça, precisamos formar um ambiente que favoreça o processo de mudança. Temos que ser facilitadores disso e o livro é um grande parceiro”, disse o secretário.

Também estiveram na inauguração a diretora do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, Cristina Oldemburg, que fez a doação dos livros para a sala de leitura, a diretora-presidente do Iases, Silvana Gallina, o diretor-técnico, Antônio Haddad Tápias, e o diretor administrativo Benedito Voss Neto.

A diretora do Instituto Oldemburg ficou surpresa com a organização da sala de leitura “Viviane Mosé” e elogiou as adolescentes que ficaram responsáveis pela catalogação. “Fiquei muito feliz quando vi todos os livros catalogados, tudo muito organizado. Estou emocionada e alegre que esta semente vai dar muitos frutos”.

Três adolescentes apresentaram um jogral em homenagem à sala de leitura e disseram da vontade de terem uma biblioteca. “Queremos uma biblioteca na Ufi. Essa é uma boa iniciativa e é disso que precisamos, de mais pessoas que acreditam na gente”, ressaltou uma adolescente de 16 anos.

O descerramento da placa alusiva à inauguração da sala de leitura encerrou o evento, que foi marcado por muita emoção. “Nesses momentos me sinto importante para as pessoas e serve de incentivo para eu sair dessa vida”, disse uma adolescente de 15 anos.

Projeto

O projeto ‘Sala de Leitura’ é realizado pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento com o apoio do grupo editorial Record e do Ministério da Cultura.

Na sala intitulada “Viviane Mosé” - escritora capixaba do grupo editorial Record - há um acervo de mil livros. São autores nacionais e estrangeiros que abrangem diversas áreas de interesse. Os leitores poderão encontrar obras de qualidade sobre artes, ciências puras e sociais, filosofia e disciplinas relacionadas, geografia, história, literatura brasileira e infanto-juvenil, religião, tecnologia e ciências aplicadas.

O projeto está enquadrado na Lei Rouanet, de incentivo à cultura, e oferece 100% de incentivos fiscais para as empresas patrocinadoras.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / Iases
Poliana Coan Nass
(27) 3233-5403 / 9932-7739
polianacoan@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard