A arte “invadiu” as Unidades administradas pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) durante as férias escolares. Os adolescentes estão participando de diversas atividades do Projeto Iluminar, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Central Única das Favelas do Espírito Santo (Cufa/ES) e Escelsa – Energias do Brasil, que oferece oficinas de música, teatro e dança.
Na Oficina de Hip-Hop, os adolescentes já começaram a ter aulas de dança no estilo break, que trabalha os movimentos do corpo e a postura.
Além da dança, no segundo módulo da Oficina de Hip-Hop, prevista para começar na próxima semana, os adolescentes aprenderão a técnica de ilustrações em ‘grafite’. Eles aprenderão noções de desenho e qual o tipo de tinta que deve ser utilizada para a produção das imagens.
A oficina tem o caráter profissionalizante, já que seu objetivo é despertar nos adolescentes não só o aprendizado, mas uma opção de geração de renda.
Durante as aulas, os adolescentes terão contatos com profissionais da área, como DJs, rappers e grafiteiros que acompanharão o aprendizado dos adolescentes e farão visitas durante todo o projeto, que segue até abril.
As meninas da Unidade Feminina de Internação (UFI), por exemplo, já estão tendo aula de dança com o coreógrafo Wander dos Santos Brito, que está ensinando a como dançar ‘break’.
Visitas
Na tarde desta sexta-feira (16), os cantores MC Popay e MC Chucky 22, e o grupo de hip-hop, Família GAM, se apresentam na Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis), administrada pelo Iases. As meninas da UFI, também vão receber a visita dos cantores e do grupo.
Para a coordenadora dos projetos no Iases e representante Secult e Cufa, Jaqueline Wandekokon, é muito importante o contato desses profissionais com os adolescentes.
“Acredito, sem dúvidas, que esse contato com os profissionais faz com que eles se interessem e aprendam muito mais. Os adolescentes têm potencial e vão se destacar muito”, disse Jaqueline.
A Oficina de Hip-Hop acontece todas as terças-feiras, no Centro Integrado de Atendimento Sócio-Educativo (CIASE), em Maruípe, Vitória; às quartas-feiras, na Unidade de Internação Provisória (Unip); e às quintas-feiras, na Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis) e na UFI.
Teatro
Já a Oficina de Teatro tem se tornado uma nova forma de entretenimento neste período de férias. As atividades acontecem na Unip às terças-feiras, na Unis nas quartas-feiras e na UFI às quintas-feiras, em horários alternados.
O objetivo desta oficina é trabalhar os movimentos corporais como a postura e coreografia, o emprego da fala e a entonação e a arte como forma de expressão corporal e verbal.
Além disso, os professores se preocupam em trabalhar as técnicas de palco com os adolescentes, para fazer com que eles percam a timidez e assim consigam lidar melhor com questões pessoais e do cotidiano.
Durante o ano de 2008, foram montadas peças teatrais com as meninas da UFI e, na Unis, os adolescentes apresentaram a peça “Navio Negreiro”, texto de Castro Alves, para comemorar o Dia da Consciência Negra.
Para a gerente do Espaço Educativo, Marta Borini Freire, essa prática é ótima para o convívio entre os adolescentes. “Eles entram na sala cabisbaixos. Quando começa a atividade, eles vão se soltando, e assim eles se relacionam melhor com qualquer pessoa”, comenta.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Aline Pagotto
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br