26/08/2011 11h00 - Atualizado em 01/07/2016 10h16

Adolescentes do Iases apresentam trabalhos sobre seus Projetos de Vida

Quatro adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizado em Tucum, Cariacica, apresentaram na manhã desta sexta-feira (26), trabalhos elaborados em forma de monografias acadêmicas sobre seus “Projetos de Vida”.

Os temas escolhidos para descrever a história dos socioeducandos abordaram: “Danos que tive por não aceitar limites"; "Consequência das drogas e da falta da família na vida de um adolescente"; "A vida de um adolescente em uma família sem estrutura" e "A falta que um pai faz na vida de uma criança e a presença ausente da mãe".

Os relatos foram apresentados a uma “banca examinadora” formada por duas profissionais do Centro Regional de Especialidades (CRE), a psicóloga Mônica Siarditta e a assistente social Vanessa Pereira Rocha; pelos defensores públicos, Severino Ramos e Ana Cristina Oliveira; e ainda por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), que atuam na Unidade através de um contrato de gestão compartilhada firmado com o Governo do Estado. Na plateia também estavam familiares dos adolescentes e outros socioeducandos do CSE.

De acordo com a equipe de Inclusão Social do CSE, as apresentações desta sexta-feira (26), promoveram momentos de debate e muita reflexão. “Os representantes da banca fizeram muitas reflexões pertinentes às temáticas apresentadas, além da participação intensa da plateia presente”, disse o profissional Marcos Vinícius Silva.

Os trabalhos foram produzidos em formato de monografias acadêmicas, que contam as problemáticas da infância e da adolescência que os levaram ao ato infracional e onde traçam suas metas para o futuro, após o cumprimento da medida socioeducativa de internação.

A elaboração e apresentação de trabalhos em formato de monografias sobre os “Projetos de Vida” dos socioeducandos representa uma das etapas do programa de atendimento realizado no CSE, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), que tem como objetivo, oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard