Os muros da Unidade de Atendimento Inicial, no Centro Integrado de Atendimento Sócio-Educativo (Ciase), em Maruípe, Vitória, e que é administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) estão de visual novo. Os adolescentes decoraram as paredes com desenhos coloridos em grafite.
Todas as terças-feiras os adolescentes estão participando da aula de Artes. Um grupo de 10 meninos já aprendeu a modalidade de arte de grafite há um mês e estão desenvolvendo trabalhos na Unidade, mostrando muito talento. Eles utilizam tintas a base de água e spray colorido nas criações.
Durante as aulas, o professor de Artes do Iases, Josué Roberto Brasil, explica conceitos de arte de grafite para os meninos e os incentiva a criar desenhos de acordo com a realidade dos dias atuais.
O professor disse que o envolvimento dos adolescentes com o projeto está sendo bem grande. “Eles se empolgam ao desenhar e ficam muito concentrados. Eles discutem as idéias e ainda dão sugestões, para que o resultado fique ainda melhor”, comenta Josué.
Os desenhos estão por todas as partes, principalmente nos muros do pátio, que fica em frente aos alojamentos. O professor disse que a estratégia em trabalhar a arte na unidade é fazer com que os adolescentes tenham a idéia de paz e tranqüilidade e se orgulhem dos seus talentos.
Um dos desenhos produzidos pelos adolescentes que mais chamou a atenção do professor e funcionários da Unidade desde o início dos trabalhos, foi a imagem de um garoto sentado, orando e com a seguinte frase ao seu redor: “O homem traça seu caminho, mas é Deus quem conduz seus passos”.
Outro desenho bem colorido que traz a mensagem do cotidiano da vida em uma grande cidade, que mistura a agitação urbana e as alegrias como a música, também está sendo feito pelos adolescentes com muita dedicação.
Unis
O mesmo trabalho já é realizado também com um grupo de 15 meninos da Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis), em Cariacica. Os adolescentes também estão desenhando e colorindo os muros e paredes com giz de cera e tinta colorida.
A idéia dessa atividade com os adolescentes é humanizá-los e estimulá-los a criar. De acordo com o professor Josué, o grafismo propõe mandar mensagens. “A intenção é incentivá-los a criar mensagens de uma forma bem pessoal. Com esse trabalho eles descobrem talentos e podem mudar de vida. Acredito que a arte possa mudar as pessoas. Independente de qual seja a arte, ela pode servir como terapia, além de fazer com que o ser humano viaje, levando-o a despertar talentos inimagináveis”, disse o professor.
O envolvimento dos adolescentes com a arte já tem trazido resultados positivos. “Um dos adolescentes se interessou muito pelo que aprendeu e me perguntou qual a faculdade poderia freqüentar para dar continuidade a esse trabalho. Ele saiu da Unidade e disse que prestaria o vestibular para o curso de Artes”, contou o professor.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Aline Pagotto
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br