23/11/2011 13h54 - Atualizado em 01/07/2016 10h26

Adolescentes desenvolvem monografias e encenam peça teatral nesta quinta-feira (24)

Socioeducação e transformação. Estas duas palavras resumem a programação de atividades que serão realizadas na manhã desta quinta-feira (24) no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizado em Tucum, Cariacica.

Três adolescentes vão apresentar seus projetos de vida, organizados em um trabalho construído em formato de uma monografia acadêmica. Outros nove socioeducandos vão apresentar uma peça teatral que tem no enredo a temática do atendimento socioeducativo. No placo eles representarão o trabalho dos profissionais como psicólogos, pedagogos e assistentes sociais dentro de uma Unidade de Internação e no atendimento socioeducativo.

A apresentação de monografias será realizada a partir das 9 horas, no auditório do CSE, em Tucum, Cariacica, e reunirá adolescentes, seus familiares, socioeducadores e convidados.

Os trabalhos trazem o relato das problemáticas enfrentadas por eles e suas famílias, desde a infância, o envolvimento na criminalidade e a expectativa de construção de um futuro melhor. Os temas escolhidos falam sobre: “Consequências na vida de um adolescente por não ter um pai presente na sua infância"; "Como ser um bom exemplo para o meu filho, já que troquei a convivência com ele pelo mundo das drogas" e "Quando o filho controla os pais: a raiva e a manipulação dos sentimentos do filho sobre os pais".

Monografias

Os trabalhos foram elaborados em formato de uma monografia acadêmica, seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) utilizadas nas faculdades, para a obtenção do diploma. Os adolescentes contam também com orientação de um socioeducador.

A atividade representa uma das etapas do programa de atendimento realizado com os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CSE, realizado com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.

O Modelo é aplicado no CSE por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização que realiza a gestão do Centro, por meio de um contrato firmado com o Iases.

Teatro

Já a atividade teatral, ocorrerá após as apresentações dos trabalhos. De acordo com a equipe socioeducativa da Unidade, a expectativa para a apresentação é grande. Os ensaios foram realizados durante toda a semana, sob coordenação da oficineira Irene Sonegheti Moreira.

As aulas de teatro são realizadas de forma periódica e, de acordo com a equipe do CSE, buscam trabalhar assuntos ligados à realidade dos socioeducandos. Além dos exercícios de interpretação, voz e atuação, os adolescentes envolvem-se tanto na produção dos textos quanto na preparação dos cenários.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
(27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tels. (27) 3636.5453 / 9633.3592
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard