01/10/2008 09h52 - Atualizado em 30/06/2016 16h09

Adolescentes da Unis viajam para Olimpíadas em São Paulo em busca da medalha de ouro

Um grupo de 17 adolescentes da Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), participará da III Olimpíada da Fundação Casa de São Paulo, que acontece a partir da próxima segunda-feira (06) e vai até o dia 10, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Eles representarão o Espírito Santo em um encontro esportivo que vai reunir aproximadamente 900 adolescentes de toda a Região Sudeste e Distrito Federal.

Os jovens atletas viajam na próxima segunda-feira (06) rumo às Olimpíadas e levam na bagagem esperanças de trazer medalhas de ouro. No ano passado, o time do Iases ganhou a medalha de prata no torneio de futsal e foi eleito o melhor grupo a realizar uma apresentação cultural.

Os meninos do grupo de pagode “Cantando a Vida”, formado na Oficina de Música da Unis, arrasaram na apresentação cultural e neste ano prometem repetir a dose com uma surpresa para homenagear o Estado: eles estão ensaiando o Hino do Espírito Santo para cantar e tocar em ritmo de pagode.

Além do futsal, quatro adolescentes também estão inscritos nas competições de atletismo nas modalidades: 100 metros rasos, revezamentos 4 por 100, salto em distância e xadrez.

Os treinos, nesta semana, estão em ritmo acelerado. De acordo com o professor de Educação Física e treinador Anderson Gazoli Silva, os adolescentes estão demonstrando muita dedicação.

O time de futsal treinou nesta terça-feira (30) e fará o último jogo antes da estréia nas Olimpíadas nesta quinta-feira (02), das 13h30 às 16h30, na quadra poliesportiva da Unidade de Internação Provisória (Unip). Os atletas também estão sendo orientados sobre a forma correta de se alimentar antes de encarar uma competição e como devem se preparar psicologicamente para os jogos.

O professor e treinador Anderson Silva aposta na garra dos meninos e acredita que eles serão motivo de orgulho na competição. “Acredito que os meninos farão um ótimo trabalho. Com certeza eles trarão o ouro, pois tiveram mais tempo para treinar e se preparar. Além disso, estou promovendo amistosos envolvendo os outros adolescentes da Unidade, o que está dando um retorno muito positivo”.

A expectativa da gerente da Unis, Maria Cândida Gomes Bromatti, também é grande. Ela acredita que os adolescentes vão responder positivamente às ações tanto culturais, quanto comportamentais e espera que eles não tragam somente medalhas, mas novas experiências para que futuramente tenham uma retomada normal ao convívio social.

O evento esportivo é um projeto da Fundação Casa de São Paulo, que visa à integração de adolescentes em conflito com a lei com o esporte. O objetivo desse evento é promover a integração socioesportiva e cultural, envolvendo profissionais e adolescentes em conflito com a lei, visando crescimento pessoal dos adolescentes e eventualmente despertar talentos para o esporte capixaba e brasileiro.

O critério para a escolha dos adolescentes que formam o time do Iases, foi o bom comportamento e o interesse nas atividades socioeducativas e esportivas desenvolvidas na Unidade.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Aline Pagotto
(27) 3233-5403 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard