No dia em que se comemorou o Dia Mundial do Doador de Sangue – o último dia 14 -, alguns jovens que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Sul (Unis Sul), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), tiveram a oportunidade de visitar o Hospital Evangélico, em Cachoeiro de Itapemirim, para aprenderem sobre os processos de doação e armazenagem de sangue.
A saída pedagógica foi possível através de uma parceria entre a enfermeira e a assistente social do hospital, Glaucia Cezati e Tatiana Alemonje, respectivamente, e a pedagoga e os professores da unidade, Claudia Benevuto e Anderson Sales Aquino e Sabrina Barros Barboza, respectivamente.
“Foi muito gratificante receber os jovens para esta visita, afinal, isso significa que são mais pessoas conscientizadas e envolvidas com a nossa causa. Agora, eles já conhecem o procedimento e podem doar também, se cumprirem os pré-requisitos exigidos para um doador, como peso, idade, entre outros”, conta Tatiana.
Os jovens que tiveram a oportunidade de visitar o hospital já estão finalizando o cumprimento da medida socioeducativa, conhecida como fase conclusiva, e gostaram da experiência de acompanhar de perto a coleta e armazenagem de sangue.
“A prática dos profissionais do banco de sangue trouxe lições de vida para nós. Com isso, eu percebi que pequenos gestos fazem a diferença e doar sangue é um deles, pois, salvar vidas é um aprendizado”, disse C.S.J., jovem internado na Unis Sul.
“Fiquei muito feliz com a realização dessa atividade, porque vi no semblante dos meninos a compaixão de poder doar sangue e salvar vidas e a emoção deles de sentirem-se recepcionados pelo hospital sem preconceitos, muitas vezes enfrentados na sociedade”, disse Sabrina.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Marina Frossard
Tel: (27)3636.5484
marina.frossard@iases.es.gov.br