04/02/2009 11h44 - Atualizado em 30/06/2016 16h17

Adolescentes da Unis produzem adornos decorativos para varandas e jardins em Oficina de Origami

Além de pinturas em tela, em azulejos e restaurações de móveis, os adolescentes da Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), estão produzindo adornos decorativos para varandas e jardins na Oficina de Origami, arte oriental feita com dobraduras de papel.

A Oficina de Origami começou na semana passada e prossegue até abril. A atividade faz parte do Projeto Iluminar, desenvolvido pelo Iases em parceria com profissionais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), da Central Única das Favelas do Espírito Santo (Cufa/ES) e Escelsa - Energias do Brasil, em todas as unidades do Instituto.

Nas primeiras aulas, o professor de Artes, Cássio Neto Liberato, resgatou a história da arte e cultura oriental como teoria e iniciou a prática do Origami com a produção de enfeites suspensos para varandas e jardins chamados ‘Kusudamas’.

“Na cultura oriental, ‘kusu’ significa cura e ‘dama’ significa bolas. São peças em formato de círculos que têm significado oriental e funcionam como uma espécie de filtro de energias negativas. Os japoneses utilizam o ‘Kusudama’ nos ambientes para trazer boas energias”, explica o artista plástico.

Na primeira etapa da Oficina, o professor está trabalhando temas lúdicos com os adolescentes como os Kusudamas e produção de estrelas e corações. Os meninos também se interessaram pelas peças que têm formato de aves e flores.

“Em 2004, realizei essa oficina aqui na Unidade e agora com o retorno, percebi que alguns dos meninos já tinham noção da técnica. Acho que os outros passaram alguns ensinamentos para quem foi chegando. Eles produzem na Oficina e também levam papéis para o alojamento para continuar a atividade”, disse o professor.

Na próxima semana, os adolescentes irão aprender a fazer caixas, vasos e porta-retratos de Origami. “As caixas vão ter muitas funcionalidades. Podem ser para presentes ou como embalagens para a venda dos Kusudamas”, disse o professor.

Além da produção de peças decorativas, a Oficina de Origami também será integrada às atividades da Oficina de Bijuteria, que está sendo realizada com os meninos da Unis e também com as meninas da Unidade Feminina de Internação (UFI).

A idéia é fazer pingentes para colares utilizando a técnica do Origami para produzir medalhões, corações, estrelas e flores. “Além das peças para bijuteria, utilizamos miçangas e linhas para criar os Kusudamas. Eles poderão usar as técnicas da Oficina de Bijuteria para incrementar as peças do Origami”, disse o professor.

Atualmente, aproximadamente 40 adolescentes, divididos em quatro turmas, participam da Oficina de Origami. As atividades acontecem às terças e quartas-feiras pela manhã e à tarde na sala de artes do Espaço Educativo da Unis.

“A aceitação pelas atividades da Oficina foi ótima. Além de interesse, percebi uma habilidade muito boa dos meninos na confecção das peças”, observa o professor Cássio.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard