Os adolescentes da Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), concluíram as atividades da Oficina de Origami, técnica oriental feita com dobradura de papel.
A partir desta semana, a produção dos adolescentes vai ser exposta no Espaço Educativo da Unidade. Além disso, as peças também ficarão à disposição do Iases para serem expostas em feiras de artesanatos ou eventos com a participação do Instituto. As aulas foram encerradas no dia 20 de fevereiro.
A Oficina de Origami foi realizada dentro do Projeto Iluminar, desenvolvido pelo Iases em parceria com profissionais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), da Central Única das Favelas do Espírito Santo (Cufa/ES) e Escelsa - Energias do Brasil, em todas as unidades do Instituto. As atividades foram bem aceitas pelos adolescentes, segundo avaliação dos professores e pedagogos da Unidade.
Os adolescentes aprenderam a fazer móbiles suspensos para enfeitar janelas e varandas e também confeccionaram peças decorativas artesanais como flores e pássaros.
A coordenadora do Projeto Iluminar no Iases, Jaqueline Wandekokon, disse que se surpreendeu com as produções e que as peças que os adolescentes confeccionaram são bem diferenciadas.
“Os adolescentes confeccionam cada peça de forma bem peculiar, eles têm muita criatividade e vontade de aprender e, assim, dão um toque a mais em cada peça nova. Isso dá um retorno muito grande às nossas atividades”, disse Jaqueline.
Além de uma atividade pedagógica, a Oficina de Origami também teve caráter profissionalizante e os adolescentes irão receber um certificado de participação pela atividade.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Aline Pagotto
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br