19/09/2008 11h58 - Atualizado em 30/06/2016 16h09

Adolescentes da Unis começam aulas práticas na Fábrica de Artefatos em Concreto

Os adolescentes da Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), começaram esta semana a ter aulas práticas na Fábrica de Artefatos em Concreto.

A oficina de “Artefatos em Concreto Sustentável” é promovida pela ArcelorMittal Tubarão. A fábrica de blocos, construída na Unis, será inaugurada na próxima quinta-feira (25), mas os adolescentes já iniciaram as aulas práticas da capacitação, que dura em média 45 dias.

O treinamento, feito por profissionais da ArcelorMittal Tubarão, teve início no dia 04 de setembro, com aulas teóricas para 14 adolescentes. Eles conheceram todo o processo de fabricação de blocos, material de pavimentação, meio-fio e bloquetes.

Nas últimas terça e quarta-feira (16 e 17), os adolescentes conheceram a fábrica e, nesta quinta-feira (18), já colocaram efetivamente a “mão na massa”.

Os adolescentes realizam as atividades em dois grupos, um pela manhã e outro à tarde. O acompanhamento é feito por dois instrutores da ArcelorMittal Tubarão. Todos receberam equipamentos de segurança para o trabalho como botas, capacete, óculos protetores e luvas.

O processo de produção dos blocos é bem rápido e prático. A primeira atividade dos meninos é preparar a massa para os blocos na máquina betoneira, depois passam a massa para um outro equipamento, que dá formato aos blocos e, em seguida, vem a etapa de secagem para a obtenção do bloco.

As aulas práticas têm duração de quatro horas, o que segundo os instrutores da ArcelorMittal, daria para produzir em média 200 blocos por turno. Nesta quinta (18), a turma da manhã fez 168 blocos e o grupo da tarde, 320.

Na próxima semana, eles vão aprender a fazer um outro modelo de blocos. A atividade tem deixado os adolescentes muito animados. O curso é profissionalizante, com total de 120 horas e, ao final, os alunos receberão um certificado.

Inicialmente, a ArcelorMittal Tubarão doará o material para os adolescentes começarem seu trabalho. A empresa oferecerá a Acerita (produto gerado a partir da escória de Aciaria, retirado do local onde é feito o processo da transformação do gusa em aço e utilizado para construção) por tempo indeterminado e também fornecerá, por um ano, cimento e areia, a fim de que a oficina se torne auto-sustentável.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard