Três adolescentes da Unidade Feminina de Internação (UFI), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), participaram de um curso profissionalizante de Customização e Moda Personalizada fora da Unidade e, nesta terça-feira (29), apresentaram as peças que confeccionaram em uma exposição de moda, na Igreja Presbiteriana do bairro Itapemirim, em Cariacica.
O curso de Customização e Moda Personalizada teve início no dia 16 de setembro e será encerrado nesta quarta-feira (30). As aulas foram oferecidas às mulheres do bairro, através de uma parceria entre o Senac e a Secretaria de Ação Social e Trabalho da Prefeitura de Cariacica. O curso tem carga horária de 45 horas e as alunas receberão certificação.
Além das três adolescentes do Iases, outras 13 mulheres participaram do curso. De acordo com a coordenadora do Senac, Cristina Pinheiro, o objetivo é capacitar as alunas a customizar e personalizar peças de roupas de vestuário ou roupa de cama, mesa e banho, com aplicações de bordados com miçangas, crochê, fuxico, dentre outras técnicas.
“Durante as duas semanas do curso, as alunas aprenderam a manusear linhas e agulhas e fazer bordados e aplicações em roupas e toalhas. Elas usaram de tanta imaginação que aprenderam a confeccionar flores de fuxico e estão produzindo bijuterias para o cabelo, arcos e colares. Além das técnicas de customização, as alunas são orientadas sobre os materiais necessários para o trabalho, sobre o preço de mercado das miçangas, linhas, agulhas, e também aprendem a calcular o preço das peças, para terem uma opção de renda”, disse
Exposição
Nesta terça-feira (29), as 16 alunas do curso montaram uma exposição na Igreja Presbiteriana do bairro Itapemirim, em Cariacica, mesmo local onde as aulas foram realizadas, e apresentaram as peças finalizadas para a comunidade. Algumas alunas disseram que já estão com encomendas de peças para venda.
As adolescentes da UFI mostraram que têm habilidade para transformar e customizar as próprias roupas. Elas escolheram trabalhar o bordado em tecido e no Jens e personalizaram bermudas e jaquetas com aplicação de miçangas e lantejoulas.
“Além da opção de renda, o curso é oferecido para que as alunas aprendam a consertar uma roupa que rasgou ou então dar um novo estilo às peças antigas para que elas voltem a ser utilizadas”, disse a coordenadora do curso.
A professora de customização, Ana Maria Traspadini, disse que o desempenho das alunas do curso foi ótimo. “A exposição com tantas peças é o resultado do excelente trabalho delas”, disse.
A iniciativa em matricular as meninas da UFI no curso profissionalizante para a comunidade foi uma ação da gerente da Unidade, Izabel de Lurdes Lima, e da pedagoga Penha Perini.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br