06/02/2009 23h03 - Atualizado em 30/06/2016 16h17

Adolescentes da UFI aprendem técnicas de produção de vasos em cerâmica

As adolescentes da Unidade Feminina de Internação (UFI), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), concluíram a fase inicial da Oficina de Cerâmica, que começou no dia 15 de janeiro, e agora vão aprender técnicas específicas para a produção de vasos em tamanhos e formatos variados.

A artista plástica e professora da Oficina, Cristina Oliveira, explica que nas primeiras aulas foi trabalhado, com as meninas, a questão da modelagem e do contato com a matéria-prima utilizado em peças de cerâmica.

“A primeira etapa da Oficina foi livre, sem muita técnica e sem produções de peças específicas. A idéia foi fazer com que as meninas aprendessem noções de modelagem e desfrutassem do material que é utilizado nas produções para adquirirem prática. Elas produziram peças dos mais variados temas, mas os vasos e panelas foram os objetos mais trabalhados. Agora vamos aperfeiçoar a técnica dos vasos”, disse a professora.

Cristina Oliveira explica que a modelagem da cerâmica, a pintura e a aplicação de esmalte são realizadas no auditório do Espaço Educativo da Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis), que está sendo utilizado para a Oficina, mas as peças estão sendo levadas para um ateliê fora da Unidade para serem queimadas e de fato ficarem prontas.

“A primeira parte do aprendizado é a modelagem da cerâmica. Após a secagem levo as peças para queimar no ateliê, depois trago os objetos para que as meninas façam as pinturas e aplicação do esmalte, o que dá um brilho diferenciado nas peças”, disse a professora.

Nesta semana, todo o material produzido pelas meninas neste processo inicial foi exposto no Espaço Educativo.

“Trouxe todo o material que as meninas produziram nos grupos para elas observarem as idéias que surgiram. Agora vamos nos aperfeiçoar na técnica de vasos, tendo mais cuidado para os objetos não ficarem tortos ou mal feitos”, disse a professora.

As peças vão ser trabalhadas em miniatura, mas segundo a professora, o aprendizado da técnica não interfere na hora de escolher o tamanho das novas peças.

“Vamos produzir as peças em miniatura, mas a técnica é uma só. Sabendo a técnica, elas poderão aplicar o que aprenderam fora daqui confeccionando peças do tamanho que desejarem”, disse a professora.

A Oficina de Cerâmica faz parte do Projeto Iluminar, desenvolvido pelo Iases em parceria com profissionais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), da Central Única das Favelas do Espírito Santo (Cufa/ES) e Escelsa - Energias do Brasil.

As aulas acontecem todas às quartas-feiras e prosseguem até abril.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard