18/01/2008 15h38 - Atualizado em 30/06/2016 16h04

Adolescentes assistidos pelo Iases a caminho da cidadania

Adolescentes em conflito com a lei assistidos pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) vão se tornar ainda mais cidadãos.
Meninos e meninas das unidades de internação vão adquirir a Carteira de Identidade, um dos principais documentos de identificação civil do Brasil, que contem dados e imagens indispensáveis para o exercício da cidadania, principalmente do reconhecimento como pessoa.
Trinta e cinco adolescentes, sendo 25 meninos e 10 meninas, fizeram fila na manhã desta sexta-feira (18) a caminho do primeiro procedimento para o tão esperado documento.
Um profissional da fotografia contratado pelo Iases foi até o espaço das unidades, onde os adolescentes posaram para tirar foto 3X4.
Participaram socioeducandos da Unidade de Internação Provisória (Unip), da Unidade Feminina de Internação (Ufi) e da Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis), todas localizadas em Cariacica.

Na próxima semana, outros socioeducandos serão fotografados, incluindo os do Centro Integrado de Atendimento Sócio-Educativo (Ciase), que fica em Maruípe, Vitória.

Para dar continuidade aos procedimentos, na segunda etapa, o Iases contará com a participação do Departamento de Identificação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) para a retirada da Carteira de Identidade.

Posteriormente, o Instituto pretende viabilizar outros documentos, como Carteira de Trabalho e Título de Eleitor, que serão entregues ao adolescente logo que ganhar a liberdade.

A iniciativa do Iases tem como objetivo cumprir o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, que destacam que são direitos do adolescente privado de liberdade, entre outros, receber documentos pessoais indispensáveis à vida em sociedade.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / Iases
Poliana Coan Nass
(27) 3233-5403 / 9932-7739
polianacoan@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard