Um adolescente da Casa de Semiliberdade do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) iniciou, nesta semana, um programa de estágio que está oportunizando o contato com o mercado de trabalho. O programa também é uma oportunidade de colocar em prática diversas competências aprendidas em cursos profissionalizantes.
A ação é resultado de uma parceria com o Programa de Aprendizagem do Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (Cesam/ES), que atua oportunizando a inserção de jovens em estágios e empregos. Dentro do programa, o adolescente vai passar por uma fase teórica e uma fase prática.
A fase teórica inclui aulas que abordam temas relacionados ao mercado de trabalho e à postura profissional. Já a fase prática contempla os serviços desenvolvidos no próprio estágio, que, no caso do adolescente, é em um setor administrativo de um órgão público.
O estágio é realizado de segunda à sexta-feira, com quatro horas diárias, e tem duração de dois anos. Ao final do programa, o jovem receberá um certificado de Auxiliar em Serviços Administrativos.
Para o adolescente, o momento é de ganhar experiência. “O estágio está sendo uma oportunidade de aprender e pensar em conseguir um emprego melhor no futuro. E isso me ajuda, não só pela renda, mas pela experiência e por ser meu primeiro registro na carteira de trabalho”, contou.
Nos últimos meses, o socioeducando concluiu três cursos profissionalizantes em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac): Atendimento ao Cliente, Panificação e Montagem e Manutenção de Computadores. Atualmente ele está fazendo o curso de Configuração de Computadores em Rede, também pelo Senac.
Os cursos profissionalizantes, além de ensinar habilidades que podem ser utilizadas no mercado de trabalho, serviram também para que o jovem percebesse sua aptidão na área da informática. O projeto pessoal do adolescente é fazer a graduação em Ciência da Computação.
A expectativa da equipe da Casa de Semiliberdade é que outros adolescentes também sejam inseridos no programa de estágio. Atualmente a Casa de Semiliberdade tem parceria firmada com o Centro de Integração Empresa Escola, que também atua buscando vagas de estágios para jovens estudantes.
Casa de Semiliberdade
A Casa de Semiliberdade do Iases realiza atendimento aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade, por meio de uma parceria com a União Brasileira de Educação e Ensino (UBEE/Maristas).
O Programa de Medida Socioeducativa de Semiliberdade do Iases está alicerçado no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que tem como objetivo promover o desenvolvimento de ações socioeducativas sustentadas nos princípios dos Direitos Humanos e articuladas com as políticas públicas que privilegiam a rede socioassistencial e as políticas de saúde, educação, habitação, dentre outras.
Entre as ações previstas estão: oportunidades para o adolescente pensar sobre as consequências do ato infracional cometido, refletindo a assimilação do processo de responsabilização; acesso à escolarização e profissionalização como principiais instrumentos de inclusão social; facilitação para o fortalecimento dos vínculos familiares; e incentivo à participação em atividades de esporte, cultura e lazer junto à comunidade.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
Texto: Gabriela Zorzal